Pandemia faz crescer “Amiga da Mamã”

“Amiga da Mamã” é uma iniciativa criada em Viseu pela jovem Ana Rodrigues e surgiu da necessidade de apoiar os pais com filhos. Desde bebés a crianças, todos são bem-vindos nos cuidados de Ana Rodrigues.

Por Maria Soares

A jovem por detrás do projeto afirma que a necessidade e a falta de tempo dos pais deram asas à iniciativa.

“É um projeto direcionado para cuidar das crianças enquanto os pais não estão em casa. Pode acontecer em momentos esporádicos enquanto os pais vão jantar fora ou vão ao cinema ou pode acontecer quando os pais têm de trabalhar em momentos em que as creches estão fechadas e pode acontecer, como já aconteceu, termos meninos a tempo inteiro, em que os pais preferem que a Amiga da Mamã vá a casa cuidar das crianças ao invés de colocá-las numa creche”, comenta.

A “Amiga da Mamã” ajuda casais com filhos que não têm suporte familiar e que precisam de apoio a cuidar dos pequenos, sobretudo em tempo de trabalho.

Ana Rodrigues conta que tem sido uma “experiência encantadora” trabalhar com crianças de diversas idades.

“Nós temos vários meninos de várias idades e isso é muito completo de certa forma, porque conseguimos trabalhar com bebés, com crianças que estão a aprender e depois temos outros meninos que querem ensinar-nos como fazem as coisas, como é a casa deles, os hábitos que eles têm”, acrescenta.

A “Amiga da Mamã” vai continuar depois da pandemia, pois muitos pais já têm contactado Ana Rodrigues, uma vez que confiam na iniciativa e acreditam ser mais seguro do que pôr as crianças em creches.

O projeto celebra um ano em junho e promete continuar a aquecer o coração dos pais que precisam de ajuda a cuidar dos pequeninos.

a