Francisco Santos Lima nos Dias de Comunicação Social: “sejam insistentemente insatisfeitos”

No passado dia 21 de março, quinta-feira, decorreu o segundo dia dos “Dias de Comunicação Social” na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este ano, os temas foram a liberdade de expressão e os direitos humanos no jornalismo, além dos órgãos de comunicação locais enquanto espaços de resistência.

Por: Rafaela Campos

A sessão de quinta-feira começou às 10h00 e o palestrante foi Francisco Santos Lima, que falou sobre os desafios do jornalismo e da assessoria.

Francisco Santos Lima foi estudante de Comunicação Social (CS) na ESEV entre 2004 e 2008 e, para o ex-aluno, a sua passagem pela instituição conferiu-lhe a possibilidade de ter o vasto percurso profissional que teve e que tem.

Da sua carreira podem-se destacar o trabalho como jornalista do A BOLA e A BOLA TV e o de consultor de comunicação na LLYC. Esta passagem do jornalismo para a assessoria, deveu-se, em grande parte, à falta de condições na área do jornalismo. Recentemente, aceitou um novo desafio e juntou-se ao projeto da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, como diretor de marketing.

Nas suas declarações iniciais, Francisco Santos Lima referiu que o destino lhe pregou algumas partidas e, que o futuro que ele achava que ia ter não foi bem aquele que teve. “Marketing nunca na vida, o meu sonho era ir para o Público e trabalhar em política internacional”. A sua experiência pessoal ditou que “o futuro é sempre incerto” e que os estudantes de comunicação social devem ter os seus horizontes abertos e, “estar preparados para novos desafios”.

Para os alunos que disseram querer seguir jornalismo ou assessoria o palestrante deixou algumas dicas. “Um jornalista tem de ser imparcial, já o assessor tem de defender o interesse dos seus clientes”. Por outro lado, Francisco Santos Lima referiu que para se poder fazer carreira em jornalismo ou em assessoria é necessário ler muito, saber falar sobre todos os tópicos, e o mais importante de tudo fazer perguntas: “não sejam pessoas que dizem sim a tudo o que vos pedem”.

Por fim, o convidado deixou alguns conselhos aos estudantes, salientou a importância dos estágios e preparou-os para a possibilidade dessa passagem alterar as suas expectativas e o rumo do seu futuro. “Sigam o vosso instinto e deixem a vossa marca!”.