Museu Nacional Grão Vasco vence prémio Cinco Estrelas Regiões

O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV) é um dos vencedores do prémio Cinco Estrelas Regiões no distrito de Viseu. O espaço, que tem passado por obras de reabilitação, venceu na categoria Museus.

Texto de Carolina Ferreira, Gonçalo Tojal e Rafaela Campos. Imagem de Inês Lopes

O MNGV esteve encerrado no mês de março, devido a intervenções orçadas em mais de 1,2 milhões de euros. As obras que integram a nova galeria foram entregues graças a uma doação.

O Museu recebeu o prémio regional pela primeira vez, mas esta não é uma estreia no que toca a distinções, em 2022 receberam o prémio Experts’ Choice Award, que para a diretora do espaço, Odete Paiva, trouxe notoriedade ao edifício: “deu-nos uma visibilidade completamente diferente”. A responsável refere que é preciso ter consciência do valor de cada prémio, pois receber um prémio a nível nacional não é o mesmo que receber uma distinção regional.

No que toca às obras de reabilitação e ao seu custo, Odete Paiva afirma que tudo tem um motivo. “O museu teve obras há quase 20 anos”, os equipamentos já precisavam de ser renovados, ou substituídos, por tecnologia mais recente e, os problemas mais graves como as questões da sustentabilidade, da segurança, da climatização e da requalificação das áreas de receção ao público, precisavam de ser solucionados. As renovações foram feitas em tão pouco tempo, porque “Viseu precisa do museu aberto”.

As obras trouxeram ao local uma nova organização interior, conservando sempre a obra arquitetónica de Eduardo Souto Moura. Das várias mudanças destacam-se a sala onde estará exposta a coleção doada por Ernesto Pais de Almeida, advogado e colecionador de arte, e, uma galeria de pintura europeia. Já as obras de Grão Vasco irão manter a localização. Atualmente, metade de um piso está fechado e as obras do PRR, Plano de Restruturação e Resiliência, decorrem entre as 8:00 e as 10:00, horário em que o museu ainda não abriu as suas portas ao público.

O MNGV tem 24 obras que são consideradas tesouros nacionais e um edifício dotado de rigor arquitetónico e contemporaneidade.

O prémio Cinco Estrelas Regiões avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço qualidade, Intenção de compra ou de recomendação, Confiança na marca e Inovação, e desta vez foi o Museu Nacional Grão Vasco o premiado.

“Dalila Rodrigues será uma excelente ministra”

Quanto ao facto de a nova ministra da cultura ter sido diretora do Museu Grão Vasco entre 2001 e 20024 e contar com um vasto percurso na área, Odete Paiva afirma que a professora Dalila Rodrigues será “uma excelente ministra” nessa área, dada a sua imensa experiência. A agora ministra dedicou a sua tese de doutoramento à obra de Vasco Fernandes, cujas coleções, segundo Odete Paiva “ela estudou exaustivamente”. O nome e o percurso de Dalila Rodrigues irão certamente aumentar a influência da cidade de Viseu e a afluência à mesma, rematou a atual diretora do museu.

a