“Sozinhos não fazemos nada, os nossos parceiros fizeram-nos acreditar que era possível!”

A Refood Viseu comemora este mês o seu terceiro aniversário e apresenta-se como uma IPSS de combate ao desperdício alimentar, que distribui excedentes alimentares por quem necessita de forma totalmente voluntária.

Por: Margarida Fidalgo

Cláudia Columbano, coordenadora do núcleo da Refood Viseu, admite que as principais dificuldades encontradas quando decidiram criar um núcleo na cidade de Viriato se prenderam com a carência de meios e embalagens. “As dificuldades foram imensas, não tínhamos carros nem sacos para irmos buscar os alimentos, mas com a vontade de todos os voluntários tudo foi superado”.

Apesar de nunca ter surgido uma reunião presencial, devido à pandemia Covid-19, decidiram arrancar na mesma com o projeto. A Junta de Freguesia de Viseu e a Santa Casa da Misericórdia foram os primeiros parceiros do núcleo viseense, mostrando sensibilidade e disponibilidade imediata para ajudar, nomeadamente, cedendo um espaço e meios para o projeto trabalhar.

Desde o início, já passaram pelo núcleo 400 voluntários e atualmente, conta com a ajuda de cerca de 220 voluntários ativos. Existem três turnos diários e cada um faz à volta de 20 cabazes. “A população está a aderir. As pessoas doam o seu tempo, as suas habilidades, os excedentes alimentares que têm. As instituições doam apoio financeiro, eletrodomésticos, equipamentos. Chegamos à porta da Refood e estão lá sacos e embalagens penduradas e é muito giro porque acaba por criar um dinamismo”.

O apoio pode ser pedido através de um formulário disponível no website da Refood ou ainda pelas redes sociais ou linhas de contacto. Existem também instituições locais que encaminham pessoas referenciadas para esta organização, como juntas de freguesia, escolas e centros paroquiais. “O número de pessoas a precisar de ajuda tem vindo a aumentar, pois há uma conjuntura social e económica que o justifica, inclusive temos uma lista de espera neste momento. Fazemos uma avaliação e atendemos a essas situações conforme as necessidades”.

O movimento Refood surgiu em 2011 e opera localmente na e para a comunidade, tendo como lema “Aproveitar para Alimentar”. A sua missão passa por resgatar alimentos, proteger o ambiente e incluir e alimentar toda a comunidade local, promovendo uma sociedade mais solidária, feliz e sustentável.

Para celebrar o terceiro aniversário da Refood Viseu, a entidade foi selecionada para ser a beneficiária da Corrida dos “VIRIATOS 2024”, que se realizará em Viseu, no próximo domingo, 17 de março.

a