Resende: Festa das Cavacas apresentou doce como candidato às 7 maravilhas

A vila de Resende recebeu pela primeira vez no fim-de-semana 30 e 31 de março a Festa das Cavacas, doce que é candidato ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. As últimas 12 edições foram realizadas em Caldas de Aregos, no Celeiro Multiusos, mas a necessidade de albergar mais produtores do doce motivou a decisão.

“No Celeiro das Caldas de Aregos já não tinha espaço suficiente para albergar todos os produtores que querem estar aqui com toda a legitimidade a vender as suas cavacas. Já o ano passado tivemos de deixar quatro produtores de fora, o que é lamentável e este ano corríamos o mesmo risco. Assim sendo, nós decidimos fazer a inevitavelmente a mudança. Aqui é uma zona nobre da vila com espaço suficiente para a montagem de uma tenda deste tipo e conseguimos meter cá toda a gente”, justificou Garcêz Trindade, presidente da Câmara de Resende.

As cavacas, fatias retangulares com cerca de 5 centímetros (cm) de comprimento, 2.5 cm de largura e 2 cm de espessura que são confecionadas com ovos, farinha e açúcar, foram o centro das atenções durante os dias de sábado e domingo, mas também estiveram em destaque outros produtos do concelho de Resende e da região.

O presidente da autarquia lembrou a importância que produtos como o fumeiro, o artesanato, os licores, as compotas, os vinhos e todos os produtos endógenos de Resende têm na economia do concelho. “Estes produtos endógenos já começam a ter algum significado na sustentabilidade económica, não só das famílias que vendem e que executam como também para a economia local e regional”, enalteceu Garcêz Trindade.

A 13ª edição da Festa das Cavacas pela primeira vez teve a duração de dois dias e serviu também para apresentar o doce como candidato ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. A candidatura feita pela Câmara Municipal já foi aceite e espera agora avaliação, dá conta o presidente daquela autarquia.

“Surgiu essa oportunidade e nós lançamo-nos lá, fomos aceites e estamos à espera das avaliações que é o que está neste momento a decorrer. Estamos à espera de notícias”, revelou Garcêz Trindade que se mostrou confiante na eleição das cavacas como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Pela mostra das cavacas passaram também alguns deputados na Assembleia da República, entre eles Maria Manuel Leitão Marques que é também candidata pelo PS ao Parlamento Europeu. A antiga ministra da Presidência e da Modernização Administrativa disse que a Europa tem feito muito pelos produtos tradicionais.

“É um evento magnífico, cheio de bom gosto porque já provei muitas cavacas, que preserva uma cultura tradicional, uma cultura local que alimenta artesãos que aqui produzem e vendem as suas cavacas e, já agora, fazendo jus à função que ocupo agora, a Europa também nos ajudou a proteger os nossos produtos tradicionais”, lembrou Maria Manuel Leitão Marques.

Também uma delegação de deputados do PSD visitou a Festa das Cavacas. José Silvano salientou o papel da Assembleia da República na valorização de produtos como as cavacas de Resende.

“A Assembleia [da República] e os Governos sucessivos têm feito muita coisa. Estas designações da qualidade têm contribuído para a sobrevivência destes produtos artesanais. Nós podemos continuar a fazer com que estas marcas tenham o símbolo da qualidade e é importante fazer isso na Assembleia [da República] para as distinguir umas das outras”, referiu José Silvano.

Para além da venda de produtos tradicionais, a feira contou ainda com vários momentos de animação com a participação de grupos de folclore, bandas de música e conjuntos musicais do concelho.

Durante o segundo dia do certame, a organização atribuiu ainda prémios monetários aos três produtores que se distinguiram com as “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”.

Segundo dados revelados pelo Município de Resende, cerca de duas toneladas de cavacas foram vendidas durante os dois dias da festa, chegando mesmo a esgotarem antes do encerramento do evento.

 

Texto e imagens: João Pereira

a