Politécnico de Viseu assina protocolo com universidades chinesas

Visita à China formaliza a vertente da captação de estudantes e inicia a procura de parceiros para candidaturas a projetos de investigação e inovação

Entre 5 e 14 de junho, o Politécnico de Viseu (PV) desloca-se à China para assinar protocolos com universidades das regiões de Sichuan, Shanxi e Zhejiang. A representação institucional é assegurada por João Monney Paiva e Paulo Costeira, presidente e pró-presidente para a Promoção Académica do PV, respetivamente.

A formalização destes protocolos resulta de uma colaboração que começou em março de 2018, com a visita ao PV de representantes de duas universidades chinesas (Chengdu e Handan), e vai permitir o intercâmbio de estudantes para as áreas da agricultura, tecnologias, ensino e, em particular, aprendizagem de português.

Para lá da captação de estudantes estrangeiros, esta deslocação tem ainda por objetivo a identificação de parceiros chineses para apresentação de candidaturas ao “RISE – Research and Innovation Staff Exchange: bridging R&D sectors in Europe and worldwide”. Este programa da Comissão Europeia disponibiliza meios para mobilidade de recursos humanos em atividades ligadas à investigação e inovação, assente num processo que acolhe e recompensa a criatividade e o empreendedorismo e ajuda a transformar ideias criativas em produtos, serviços ou processos.