Liberdades, direitos humanos e media locais em destaque nos Dias de Comunicação Social

Nos próximos dias 20 e 21 de março de 2024, decorrem os dias de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).

A iniciativa celebra o 29.º aniversário do curso de licenciatura em Comunicação Social e este ano o enfoque são as temáticas da liberdade de expressão e dos direitos humanos no jornalismo, a par com os media locais enquanto espaços de resistência. Haverá ainda palestras com diplomados da Escola Superior de Educação de Viseu e com profissionais da área da Comunicação.

No dia 20 de manhã, no auditório da ESEV, decorrerá a sessão “A liberdade de expressão no jornalismo e os direitos humanos”, com a presença dos jornalistas Vítor Carmo e Paula Sofia Luz. A partir das 11h30 tem início o “seminário de bolso” organizado pelo Grupo de Trabalho de Media Regionais e Comunitários da SOPCOM, com o tema “A resistência dos media locais e as alternativas de dar voz às comunidades em desertos mediáticos”.

Para a tarde do dia 20 está agendado o X Encontro de Jornalismo Especializado, com a apresentação das investigações das estudantes Beatriz Fonseca e Inês Costa.

No dia 21, às 10h, o auditório da ESEV recebe o diretor de marketing da CVR Dão, Francisco Santos Lima, que irá falar sobre os desafios do jornalismo e da assessoria. Durante a tarde terá lugar um workshop de jornalismo televisivo, com a jornalista da SIC Márcia Silva Gonçalves.

A partir das 16h00 decorre a sessão “Vou Estagiar. E agora?”, na qual licenciados de Comunicação Social, da ESEV, irão falar sobre as suas experiências nos estágios e as suas atuais situações profissionais. Pelas 17h00, no âmbito da mostra de curtas-metragens, dois grupos de estudantes de Comunicação Social vão falar sobre o processo “da ideia ao filme”.

Para terminar o evento, irá realizar-se um jantar de curso de Comunicação Social, onde são esperadas as participações de atuais alunos, ex-alunos e docentes afetos à licenciatura e à ESEV.

As atividades são organizadas pelo núcleo e pela comissão do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu.