O futuro da Europa em debate: Viseu recebe III edição do European Talk Hub

No próximo dia 17 de abril, o auditório da Escola Superior de Educação (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu será palco da III Edição do European Talk Hub, um evento que terá como tema central a democracia europeia.

Por: Marta Mourato

Esta edição, realizada no âmbito da Unidade Curricular de Políticas de Informação e Comunicação da União Europeia, lecionada ao curso de Comunicação Social da ESEV, em colaboração com o EuroDefense-Portugal, é dedicada à discussão de temas relevantes para o futuro da Europa.

Segundo a docente do curso de Comunicação Social e organizadora do evento, Teresa Antas Barros, o European Talk Hub tem como propósito “estimular a reflexão em torno de temas da atualidade da União Europeia que envolva o curso, as instituições e personalidades que, de uma forma particular, possam contribuir para uma análise e para o desenvolvimento do espírito crítico em torno das questões estratégias e políticas atuais da União Europeia”, assim como transformar esta edição, num espaço de enriquecimento curricular, tanto para alunos, quer docentes da ESEV.

O painel de oradores conta com António Figueiredo Lopes, antigo ministro da Defesa Nacional e da Administração Interna, o General Luís Valença Pinto, presidente do EuroDefense Portugal e antigo chefe do Estado-Maior-General das Forç​as Armadas, Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu e Nuno Gama Pinto, vice-presidente do EuroDefense-Portugal.

Com início às 14h15, a conferência abordará temas relevantes para o futuro europeu, como a Carta dos Direitos Fundamentais, as ameaças à segurança e defesa e democracia europeia face aos nacionalismos emergentes.

A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia para garantir a disponibilidade de espaço para todos os participantes.