Desemprego diminui mais de 15% no distrito de Braga

Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o distrito de Braga registou nas estatísticas mensais uma diminuição no valor de desempregados desde fevereiro de 2018 até ao mês passado.

No mês de fevereiro de 2018 o distrito de Braga atingiu um número total de 31.649 desempregados. Comparando o ano anterior com o atual, os dados são mais preocupantes no ano de 2018, pois a taxa de desemprego é mais elevada.

A análise demonstra que, no ano passado, o concelho de Braga tinha 7.331 habitantes desempregados, enquanto Guimarães registava 6.648. Vila Nova de Famalicão por sua vez, englobava 4.584 desempregados, número que era de 2.707 em Barcelos e de 2.388 em Fafe. Já Vila Verde registou 1496 inscritos, enquanto Póvoa de Lanhoso tinha 1.033 e Celorico de Basto englobava 965. No concelho de Vizela registavam-se 934 desempregados, bem como em Esposende um total de 889. Além disso, Cabeceiras de Basto destaca-se com 866 desempregados, Vieira do Minho totaliza 829 pessoas nesta situação, Amares com 646 e Terras de Bouro com 353.

Já no ano 2019 a taxa de desemprego caiu e o distrito de Braga encontra-se com menos 4.903 desempregados, apresentando assim o valor de 26.746 habitantes desempregados.

O concelho de Guimarães destaca-se pela alta percentagem da taxa de desemprego, mantendo a sua tendência do mês de fevereiro de 2018 até a fevereiro de 2019. Já Terras de Bouro é o concelho que apresenta um valor mais pequeno no número de desempregados do distrito de Braga.

Ainda, Vila Nova de Famalicão foi o distrito que viu diminuir as listas mais de forma significativa, onde é visível a discrepância do ano passado até ao ano atual. Do mesmo modo, Cabeceiras de Basto e Terras de Bouro são os concelhos com o número mais reduzido (47 pessoas).

Texto e Imagem: Inês Azevedo