Eleições Legislativas. “É importante as pessoas terem consciência de que o mundo de hoje não é o mesmo de há 30 anos”

Portugal vai a votos este domingo, mas nem todos os viseenses pretendem votar.  A dois dias das eleições legislativas, muitos são os indecisos e outros afirmam nem sequer ir votar ao contrário de residentes estrangeiros que lutam pelo direito ao voto.

Por: Francisca Bernardes, Pedro Esteves e Raquel Pereira

É o caso de Carol Crombie, natural do Reino Unido e professora do Internacional House em Viseu, que expressa a sua vontade de exercer o direito ao voto e aguarda obter a cidadania portuguesa. Ainda assim, afirma já ter uma opinião e não compreende como é que existe uma taxa de abstenção tão elevada. Carol Crombie mostra ser necessária uma mudança em Portugal. “´É muito importante as pessoas terem consciência que o mundo de hoje não é bem o mesmo de há 30 anos e a má política está a governar em Portugal”, considera a professora.

“Se calhar nem vou votar”, afirma Ângelo Costa, de 29 anos, que, por sua vez, não acredita na política e não vê nela uma mudança para o país, pois para ele acaba sempre no incumprimento de promessas.

A política ainda é um tema tabu para muitas pessoas, como é o caso de um funcionário do Centro de Emprego de Viseu que partilhou a opinião sobre vários assuntos políticos, não querendo revelar a identidade. Ainda assim, confirma a falta de preocupação e interesse no tema, que se reflete nas elevadas taxas de abstenções em Portugal nos últimos anos.