Dia internacional da Mulher. “É importante colocar as mulheres em pé de igualdade com os homens”

Celebrado a 8 de março em mais de 80 países, o Dia internacional da Mulher tem origens históricas e está intrinsecamente ligado às lutas das mulheres pela igualdade de direitos. Em Viseu as opiniões dividem-se.

Por:  Bárbara Martins, Inês Rente e Sara Fidalgo

Isabel Simões, empresária, considera que o dia da mulher é importante, porque remete a um acontecimento que marcou a história da mulher, quando várias foram assassinadas ao tentarem lutar pelos seus direitos, alguns dos quais ainda não foram atingidos. A empresária considera também que este dia “é importante para colocar as mulheres em pé de igualdade com os homens”.

Por sua vez, Teresa Pinto, funcionária de loja, diz que o dia da mulher é todos os dias e que não deveria existir um dia específico para o celebrar. Afirma também que se vivemos numa sociedade que luta por uma igualdade de direitos também se devia celebrar o dia do homem, daí não concordar com a existência deste dia.

Cláudia Cardoso, esteticista, não acha a data importante, uma vez que “somos mulheres todos os dias” e que ainda não existe equidade entre homens e mulheres, pois continua a haver imensa desigualdade em empregos e em vencimentos.

Já Sarah Madeira, estudante, considera importante a celebração do dia da mulher, para reforçar tudo aquilo que se tem vindo a conquistar. A jovem diz que hoje em dia as pessoas continuam a levar mais a sério um homem do que uma mulher e apela para que exista mais apoio entre mulheres.

O dia da mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e está intimamente ligado aos movimentos das operárias norte americanas. Quase 50 anos depois da oficialização da data, os últimos dados do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, afirmam que as mulheres ganham menos 17% do que os homens e Portugal encontra-se na décima quinta posição dos países da União Europeia.