Escola Agrária acolheu apresentação do projeto Rummunity

A Escola Superior Agrária de Viseu acolheu, nos dias 10 e 13 de dezembro, duas sessões de divulgação do projeto Rummunity, destinadas a públicos-alvo diversificados, tendo contado a primeira com cerca de quarenta participantes e a segunda com cinquenta.

O projeto Rummunity é liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, tendo como investigadora principal a professora Rute Guedes dos Santos, da Escola Superior Agrária de Elvas, integrada nesta instituição de ensino superior. São ainda membros da equipa de investigação, a professora Helena Maria Vala Correia, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, e os professores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Portalegre: Carolina Maria Balão da Silva, Laura Hernández Hurtado, Maria da Graça Teles de Sousa Pacheco de Carvalho, Lina Maria Salgueiro Costa, Luísa Maria Dotti Silva Pereira Raimundo, Miguel da Gama Minas. As outras entidades envolvidas são a Sociedade Agrícola da Herdade da Granja do Peral, Lda.; Visacampo – Sociedade Agropecuária, Lda., Herdade de Mareares – Sociedade Agropecuária, Lda. (beneficiários), a AADP – Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, a ACOS – Associação de Criadores de Bovinos do Sul, ACBRA – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana, a ACBM – Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos e a ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine.

Nesta sessão em Viseu foi apresentado o enquadramento do projeto e os seus objetivos que incluem a testagem da eficiência da transfusão de plasma hiperimune no tratamento de falha na transferência de imunidade passiva (FTP) em bezerros de regime extensivo e a investigação da prevalência de FTP em bovinos de sistemas extensivos, bem como a transferência de conhecimento sobre o fator de risco FTP e alternativas de tratamento. Foram ainda apresentados os resultados obtidos até ao momento.

Este projeto, financiado pelo programa COMPETE, que teve o seu início em 15 de maio de 2017, foi e é um bom exemplo de cooperação estreita entre politécnicos de regiões distintas e longínquas do país, com as entidades empresariais do setor.