Município de Mangualde assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Foi na passada sexta-feira, dia 7 de dezembro, que a Escola Secundária Felismina Alcântara recebeu o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, numa iniciativa que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O momento, organizado pela Câmara Municipal de Mangualde e o Agrupamentos de Escolas de Mangualde, contou com a presença da vereadora da Ação Social, Maria José Coelho.

O evento contou com uma demonstração de várias modalidades desportivas (Karaté, Boccia) no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara e com uma sessão dirigida a estudantes do 9.º ano de escolaridade e do secundário e dinamizada pelo o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia. Em 2018 o tema é “Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade”.