Nelas: Equipa CLDS recebe visita da secretária de estado da ação social, Rita Mendes

No âmbito da reunião realizada esta quarta-feira (10/03), convocada por José Borges da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nelas, com Rita Mendes, a secretária de Estado da Ação Social do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, foi realizada uma visita às instalações da equipa CLDS Nelas.

Por Mariana Torres

Esta visita teve como principal propósito abordar aspetos relacionados com a atuação deste projeto do Concelho de Nelas e a sua importância no âmbito social, refletindo sobre o trabalho realizado através das ações correspondentes aos 4 eixos de intervenção.

Quanto a este projeto, que tem como entidade coordenadora o Centro Paroquial de Nelas e a Câmara Municipal de Nelas como entidade executora, abordaram aspetos relacionados com a atuação do mesmo no Concelho de Nelas e a sua importância no âmbito social, nesta altura de pandemia, nomeadamente no apoio prestado aos idosos em isolamento, no acompanhamento aos desempregados e apoio às crianças em idade escolar. Foi ainda realizada uma reflexão sobre o trabalho disponibilizado, tendo em conta quatro eixos de intervenção.

Sendo o eixo um dedicado à empregabilidade; o eixo dois referentes às famílias; o eixo três relativo à população idosa; e por fim, o eixo quatro, quanto ao auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.

Rita Mendes, que faz parte da equipa coordenadora dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, mostrou-se recetiva a colaborar no Plano de Ação e elogiou a entidade executora pelo apoio prestado e a entidade coordenadora pela gestão financeira.

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, aproveitou a presença da secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, para a convidar para a cerimónia do içar da bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável” em 2020, galardão atribuído ao Município de Nelas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Nesta reunião estiveram ainda o presidente da Assembleia Municipal de Nelas, António Borges, e os responsáveis pelo Centro Paroquial de Nelas, Francisco dos Santos e António Santos, bem como, o padre Delfim Cardoso.

a