ESEV acolhe JOEEL na sua 4ª edição

A quarta edição da Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário regressou à Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) nos dias 20 e 21 de Outubro. Durante o evento houve diversas palestras que promoveram a reflexão sobre o espaço, quer na literatura, quer em outras artes.
Na edição deste ano a principal linha temática foi dedicada à “Espacialidade na Obra de Osman Lins”, mas foram também abordados estudos sobre a relação entre o espaço e a literatura, ou entre o espaço e outras artes.
As conferências decorreram em diversas salas da ESEV, bem como no auditório, permitindo aos visitantes assistir às conferências que mais suscitassem interesse.
A sessão de abertura contou com as intervenções de João Paulo Balula (Presidente da ESEV), de Agostinho Ribeiro (Diretor do Museu Grão-Vasco) e dos membros do TOPUS (Grupo de Pesquisa Sobre Espaço, Literatura e Outras Artes) Fernando Alexandre Lopes (docente da ESEV), Sidney Barbosa (UnB) e Ozíris Borges Filho (UFTM/UFG-Catalão).
Apesar de a maior parte dos trabalhos se terem debruçado sobre a obra de Osman Lins, ocorreram também palestras sobre a obra de José Saramago, de Mia Couto, António Lobo Antunes, Graciliano Ramos, entre outros.
O programa decorreu sem grandes imprevistos e contou com diversos participantes ao longo das palestras, lançamentos de livros e mesas-redondas.
A Comissão Organizadora conta com diversos docentes da ESEV, nomeadamente da Área Disciplinar de Português e da Área Disciplinar de Línguas Estrangeiras, que integram o Departamento de Ciências da Linguagem, em colaboração com o grupo TOPUS – Grupo de Pesquisa Sobre Espaço, Literatura e Outras Artes.

Susana Cardoso

a