Festival Meajazz regressa em setembro à Mealhada com artistas do Brasil, Bielorrússia, Itália e Portugal

O MeaJazz – Festival de Jazz da Mealhada vai regressar, no primeiro fim de semana de setembro, com as diferentes correntes e sonoridades musicais trazidas por artistas/grupos de quatro países: Bielorrússia, Itália, Brasil e Portugal. Os concertos desta 4ª edição do evento decorrerão no Cineteatro Messias e o acesso será gratuito. 

Por Luciana Soares

Cartaz do evento

Depois da interrupção ocorrida em 2020, devido à pandemia, o Festival de Jazz da Mealhada regressa nos dias 3 e 4 de setembro (sexta-feira e sábado), contando, este ano, com projetos musicais bastante heterogéneos, com influências múltiplas, da fusão à bossa nova, do ethno jazz ao folk, dos ritmos sincopados da música brasileira às vibrações do funk, afrobeat e vozes tribais. 

No primeiro dia, subirão ao palco do Meajazz, a partir das 21h, Maria Casal, cantautora e guitarrista portuguesa, Ciro Cruz Quarteto, formação musical brasileira liderada pelo músico homónimo, e Sónia Pinto, cantora portuense que se distingue pelo encanto da sua poderosa voz, afetuosa, mas sempre quente, cheia de volume e profundidade.

No sábado, o festival contará com as atuações de Cucoma Combo, grupo italiano, liderado pelo baterista Marco Zanotti, que viaja por caminhos do soukuss congolês e do carimbó amazônico. Logo a seguir, será a vez de subir ao palco do MeaJazz o grupo Mova Dreva, um quarteto de ethno jazz que tem como ponto de partida a cultura folk Bielorussa. Vénus Matina, formação de Aveiro que apresenta uma sonoridade que conjuga composições e arranjos com claras influências do jazz, fusão e bossa nova, será o terceiro grupo a atuar. O festival encerrará com Luís Martelo, trompetista mealhadense recentemente galardoado com a Medalha de Bronze dos Global Music Awards, como terceiro melhor instrumentista do mundo e que lança agora o seu primeiro álbum de originais a solo “All of me”. Para este concerto, Martelo convida as filarmónicas Lyra Barcoucense e Pampilhosense.

Recorde-se que o Meajazz teve início em 2017, numa aposta da Câmara da Mealhada. O festival conta, uma vez mais, com o mecenato cultural do restaurante “Rei dos Leitões”, que apoia o MeaJazz desde a sua primeira edição. 

“Felizmente, voltamos a ter condições de realizar, em segurança, um evento único, que tem valor por si mesmo, que proporciona aos nossos munícipes e visitantes ouvir música de excelência, embora nem sempre fácil e acessível a todos”, sublinha o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, destacando o facto de “uma empresa privada – o Rei dos Leitões – apoiar o evento sem nunca regatear esforços, sempre de forma empenhada e ativa”. “É um exemplo que muito elogiamos e cuja importância sabemos reconhecer e que devia ser seguido por outras empresas. São todos muito bem-vindos!”, afiançou o autarca na conferência de imprensa do festival, que se realizou hoje.

Rui Marqueiro assegurou ainda que o evento, que pela primeira vez se realizará num espaço fechado, cumprirá todas as normas de higiene e segurança decorrentes da pandemia e que o Município disponibilizará testes Covid-19 ao público. O autarca apela a que todos façam os referidos testes. “Será um ato de responsabilidade”, disse.

Já António Paulo Rodrigues, team-manager do Rei, salientou que este “é seguramente a melhor oferta qualitativa de sempre, com excelentes músicos”, disse – e convidou os portugueses a visitar a Mealhada: “temos, no nosso concelho, o melhor leitão do mundo, uma gastronomia de qualidade ímpar, vinhos fabulosos e a inigualável Mata Nacional do Bussaco, um monumento nacional candidato a Património Mundial da UNESCO, que merece ser visitada. Ingredientes não faltam para, a pretexto deste Festival Internacional de Jazz, provar e visitar o melhor da Mealhada”. O empresário enalteceu o MeaJazz pela “capacidade de atrair novos públicos à Mealhada e mexer positivamente com a economia local, sobretudo com a restauração”.

Pedro Seixas, da Associação Motivos Alternativos, destacou a qualidade desta edição. “É um cartaz incrível, com nomes que já são uma confirmação no mundo do jazz. O evento, que ainda por cima é gratuito, é uma lufada de ar fresco na região”. O produtor artístico referiu também “a enorme dinâmica cultural existente no concelho da Mealhada, de qualidade e quantidade superior a muitos municípios de dimensão maior, e a visão inteligente da Câmara da Mealhada para as coisas da cultura”.

O Meajazz é um evento organizado pela Câmara Municipal da Mealhada, com o mecenato do restaurante Rei dos Leitões e o apoio à Produção da Associação Motivos Alternativos. 

a