“Karma is (mesmo) a Fest” em Viseu

O espaço cultural Carmo’81 acolhe o festival Karma is a Fest, de 3 de maio a 1 de junho.  Pop Dell’ Arte, Jibóia e Gala Drop são alguns dos artistas confirmados.

Por Joana Simões

O evento conta com várias temáticas, mas é focado num tema: a música. Através de concertos, oficinas, debates, e uma exposição de fotografia, o Karma pretende apostar na diversidade de estilos artísticos. “A música é a valência que mais retorno nos traz, tanto mediático, como por parte do público e dos artistas. A consequência disso acaba por ser óbvia”, destaca Nuno Leocádio, diretor artístico e programador do Carmo’81.

A programação do evento foi feita a pensar no público crescente que tem vindo a frequentar o Carmo’81. A ideia é dar a conhecer o trabalho dos artistas locais, como também trazer a Viseu artistas de renome internacional.

Os Pop Dell’Arte e o DJ Osmose, abriram o festival no passado dia 3 de maio. No dia seguinte, houve concerto duplo de João Pedro Pinto e do combo Montanhas Azuis, que trouxeram animação ao palco do Carmo’81. No dia 17 de maio, atuam os The Dirty Coal Train e o DJ César Zembla.  Já no sábado, dia 18, é a vez dos Dada Garbeck e dos Gala Drop de subir ao palco. Na semana seguinte, o público do Carmo pode assistir ao concerto dos Jibóia e dos Keep Razors Sharp.

O dia 31 de maio é dedicado à reinvenção do fado tradicional. Sr. Jorge, fadista amador de Viseu, estreia-se no palco do Carmo. No dia seguinte há concerto duplo com os Sensible Soccers e os Ohxalá.

Entre 9 e 24 de maio, há a exibição de documentários que retratam a história da música portuguesa, e a apresentação do filme “Uma espécie de Punk”. No dia 24, é possível assistir ao debate “Ouvimos Karma”.

Durante o evento decorrerá ainda uma “Oficina de Estranhofones”. Os artistas são, ainda, convidados a captar imagens do festival em câmaras Polaroid, que no final do festival serão apresentadas numa exposição de fotografia. Haverá, também, uma tour de apresentações do projeto “A Voz do Rock”, que passa pela Escola Emídio Navarro, pelo Internato Vítor Fontes e pela Escola Básica de Paradinha.

Cada concerto tem um custo entre seis a oito euros, mas há várias atividades de entrada livre.

O Karma começa a 3 de maio e termina a 1 de junho no Carmo’81, situado na Rua do Carmo, em Viseu.