Web Summit regressa a Lisboa e ao formato presencial

A maior conferência de tecnologia da Europa regressa este ano a Lisboa, em formato presencial, depois de em 2020 o evento se ter realizado online, devido à pandemia de covid-19. O CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave, espera receber 40 mil pessoas.

Por Andreia Lopes

Os organizadores estão em contacto com a Direção-Geral de Saúde para organizar um evento seguro em termos de saúde pública e o local está a ser preparado para ser cumprido o distanciamento social. A organização revelou que os participantes precisarão de um teste negativo à covid-19 ou, em alternativa, apresentar o certificado de vacinação para poderem entrar no evento mais aguardado do ano.

O ministro da Economia informa que o regresso do evento ao formato presencial: “é por si só uma excelente notícia para a economia da cidade e do país”, referindo ainda que concentrar a Web Summit em Lisboa deu um contributo essencial à economia do país, apesar de o evento se realizar numa época do ano com menos turismo em Portugal.

Siza Vieira destaca ainda que a parceria com a Web Summit se tem revelado muito positiva para o país referindo que a conferência tem um “impacto sobre a procura interna de 72 milhões de euros”.

O concurso teve como objetivo estimular a internacionalização das empresas tecnológicas regionais e permitir a exportação dos seus serviços através da sua participação na edição de 2021.

Mil oradores e 1250 startups deverão participar na Cimeira da tecnologia, que terá lugar de 1 a 4 de novembro. Em 2020, cerca de 105 mil pessoas assistiram ao evento online, os organizadores esperam receber mais de 40 mil pessoas este ano. Para comparação, no evento de 2019, em formato presencial, foram vendidos cerca de 70 mil bilhetes.

a