Fornos de Algodres é o município com maior dependência financeira

Pelo 14º ano consecutivo foi lançado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses (AMP). Na edição relativa ao ano de 2017, a AMP analisou os municípios que apresentam menor Independência Financeira. Da lista apresentada, apenas um dos municípios é de dimensão média.

Dos 308 municípios analisados, Fornos de Algodres, pertencente ao distrito da Guarda, é o que apresenta maior dependência a nível financeiro. Ao longo dos anos, de 2007 a 2017, Fornos de Algodres sempre oscilou relativamente aos valores de independência financeira. O AMP de 2016 revelou que o município era 25,7% independente financeiramente. Este ano, diminuiu 20,9% chegando, então, a atingir o rácio de apenas 4,8% de independência financeira.

Corvo e Lajes das Flores, ambos pertencentes ao Arquipélago dos Açores, surgem no ranking em segundo e terceiro lugar. Comparativamente à lista do ano anterior, Corvo tornou-se mais independente atingindo o valor de 6,7%. Lajes das Flores diminuiu 0,1%, face ao ano de 2016, apresentando atualmente o valor de 8,8% de independência financeira.

Cartaxo, localizado no distrito de Santarém, é o único município de dimensão média. Ao longos dos anos sempre foi financeiramente independente apresentando valores superiores a 30%. Em 2017, o município reduziu abruptamente a sua independência para 10,2%.

Meda, Gavião e Crato aparecem no ranking em último lugar com uma independência de 19,9%. Os três municípios, em relação a 2016, aumentaram a sua dependência financeira.

 

Texto: Carolina Dias

Imagem: Município de Fornos de Algodres

 

a