Bispo de Coimbra presidiu à bênção do Monumento ao Peregrino

bispo1

Um ano após a tragédia que vitimou cinco mortaguenses que se dirigiam a peregrinação a Fátima, realizou-se uma eucaristia e a bênção de um memorial de homenagem aos peregrinos de Mortágua. Foi num ambiente de muita emoção, mostrando que ainda está bem presente na memória de todos aquele trágico acontecimento que enlutou famílias e toda uma comunidade.
A Eucaristia contou com a presença de vários párocos, executivo da Câmara Municipal de Mortágua, entidades civis, militares e também do Bispo de Coimbra, que afirmou que “o amor é a única coisa que faz sentido na vida e, neste momento, encontramo-nos reunidos para revelar a nossa solidariedade com os cinco peregrinos que perderam a vida na peregrinação em direção a Fátima”.
O presidente da Câmara Municipal de Mortágua agradeceu o apoio e a força que o Bispo de Coimbra deu à comunidade mortaguense no momento do trágico acidente. José Júlio Norte agradeceu também o “extraordinário apoio” que o município e os Bombeiros de Condeixa prestaram desde a primeira hora. Dirigiu-se aos familiares e amigos das vítimas, expressando-lhes palavras de solidariedade, coragem, força e incentivo para continuarem a vida. “Este momento tão trágico fez-nos estar ainda mais unidos e sermos mais solidários”, disse o autarca, afirmando que “a vida tem de continuar, por mais que nos custe”.
Após a celebração, os populares partilharam gestos de carinho, palavras de conforto, entre lágrimas e abraços, dirigidos sobretudo aos familiares e amigos próximos das vítimas daquela tragédia. O monumento situa-se junto à Igreja Matriz, local onde serve de partida e chegada do povo peregrino. Neste figuram cinco rostos, o cajado do peregrino, a Cruz de Cristo e o laço que simboliza os Escuteiros. A edificação contou com o apoio da comunidade paroquial de Mortágua, Município e comunidade portuguesa no Luxemburgo, em especial dos emigrantes mortaguenses ali radicados.

Sara Pereira

Imagem: Município de Mortágua

a