Próximo passo teve início em Lamego

A primeira edição do ciclo de conferências Próximo Passo – Apoio à Inserção na Vida Ativa decorreu no dia 13 de dezembro no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL). O evento, promovido pelo Politécnico de Viseu, tem como intuito maior informar os alunos finalistas da instituição dos serviços de apoio que os podem ajudar a dar o passo seguinte, o de início de caminhada na inserção no mercado de trabalho. Divulgar, esclarecer, apoiar, partilhar experiências e apontar caminhos são as etapas percorridas durante estas sessões.

Após a sessão de boas-vindas e apresentação do certame, a cargo do presidente da ESTGL, José Paulo Lousado, seguiu-se o painel de comunicações, moderado pela vice-presidente desta escola superior do IPV, Sandra Antunes. A primeira apresentação, sob o tema “O Caminho da Inserção na Vida Ativa”, versou os serviços de apoio que o Politécnico de Viseu disponibiliza aos seus estudantes no ingresso no mercado de trabalho, através do SIVA, uma valência institucional que promove a empregabilidade e integração profissional dos estudantes e diplomados. Uma abordagem com casos práticos e bastante interativa.

A comunicação seguinte, “Um Outro Caminho: Mobilidade Internacional”, a cargo dos Serviços de Relações Externas do IPV, apontou para um outro rumo de início de vida ativa, o programa de mobilidade Erasmus+, que pode proporcionar oportunidades únicas de realização de períodos de estágio no espaço europeu. Foi também enfatizada, para além da experiência enriquecedora a nível pessoal, profissional e curricular, a elevada taxa de empregabilidade de quem realiza este tipo de estágios.

A terminar o painel, “Percursos Partilhados”, um momento consignado no programa destinado ao testemunho de diplomados do Politécnico de Viseu que já se encontram inseridos no mercado de trabalho. Depoimentos que visam a partilha de experiências profissionais, conselhos, informações e “dicas” relevantes que possam facultar aos alunos finalistas metodologias a seguir no percurso de inserção na vida ativa. A convidada desta sessão foi Ana Pais, licenciada em Gestão Turística, Cultural e Patrimonial pela ESTGL. Um registo que abordou o seu percurso enquanto aluna, passando pela enriquecedora experiência de mobilidade internacional em Cartagena, até aos passos dados no início da sua vida profissional. Começou como empregada de armazém, onde muito aprendeu, exerceu na sua área de formação, em hotéis de referência, hoje é CEO da Beesweet, empresa que ela própria fundou. Nas suas palavras “o segredo está em arriscar …. Conseguir, falhar, lidar com o falhanço … aprender com ele e voltar a tentar! Se realmente desejas algo … seja o que for …Começa!”. Um testemunho bastante elucidativo assinado por uma comunicadora e empreendedora de excelência.

Após as comunicações, assistiu-se a um muito participado espaço de debate, esclarecimentos e prestação de informação adicional entre os participantes na conferência.