Mercado de Natal dá cor à cidade de Viseu

A iniciativa “Mercado de Natal” já está aberta ao público até ao dia 7 de janeiro. O mercado 2 de maio, em Viseu, é mais uma vez o palco escolhido para esta atividade organizada pela Câmara Municipal de Viseu e integrada na programação “Viseu Natal Sonho Tradicional”.

Este evento, que se realiza há 8 anos, tem o propósito de dar cor à cidade de Viseu, com a exposição e venda de produtos da época, concertos, iniciativas pensadas para os mais novos, bem como a animação do Pai Natal e os seus companheiros.

São vários os produtos associados à quadra natalícia e, no Mercado de Natal é possível encontrar desde doçaria tradicional e chocolataria, até queijos e charcutaria, passando pelos afamados vinho do Dão, padaria, cafetaria, frutos secos, flores e, até, artesanato e produtos tradicionais.

O mercado está organizado por várias casinhas decoradas e apelativas à visita do público de todas as faixas etárias. Conta também com a presença de um carrossel onde o público-alvo são os mais novos.

“É uma ótima iniciativa para promover os produtos, o negócio local e dar vida à cidade de Viseu”, diz Isabel Fernandes, dona da NosArte, uma loja que marca presença no mercado pela segunda vez, com um espaço que se destaca “pelo colorido das peças”. Dedicada a produtos artesanais de lã merino, a dona da NosArte refere que repetiu a presença nesta iniciativa, porque “é engraçada e promove o negócio”.

Para tornar mais doce a visita ao mercado, a Vistripa dispõe de uma casinha de chocolataria, com tripas, waffles, crepes, bolacha americana e os mais variados chocolates. Pela oitava vez consecutiva, Marla Santos decidiu candidatar-se, decisão motivada, sobretudo, pela “boa afluência de pessoas e por todo o bom ambiente envolvido em torno do evento”, explicou. “Tenho produtos para todas as faixas etárias”, afirma Marla Santos, clarificando que é isso que a distingue do resto das barraquinhas.

Focado no Vinho do Dão e nos produtos regionais como o pastel de feijão e o pastel de nata de bacalhau, a barraquinha Wine Not destaca-se pela variedade de produtos como a Ginjinha da Serra Da Estrela e o Desire, que é um fashion drink também regional. Ruy Espirito Santo, declara: “é a primeira vez que participo no Mercado de Natal, para promover não só o nosso espaço, como também algumas referências que nós temos e que acho que são importantes para a divulgação da nossa região”. E o que distingue a Wine Not? “Tudo, desde os produtos que temos disponíveis, até ao atendimento”, afirma o responsável.

Esta iniciativa não conta apenas com o público viseense que “vem, vê e vai embora”, mas principalmente com pessoas de fora. “As pessoas gostam e perguntam, têm muita curiosidade em saber de que região são os produtos e como são feitos”, sublinha Ruy Espírito Santo, destacando a “óptima iniciativa” e manifestando vontade de repetir a participação do seu espaço.

A satisfação e animação são notórias por parte do público. “Todos os anos costumo visitar este mercado com os meus filhos, porque para eles é sempre uma alegria passear, comer doces e, claro, falar com o Pai Natal. E eu também gosto bastante”, confessa Sandra Lemos, uma das visitantes do Mercado de Natal.

As atividades realizadas são variadas e incluem concertos, participações de grupos corais, ranchos folclóricos e tunas regionais.

O Pai Natal é a figura mais emblemática do Mercado de Natal e está presente no piso superior do mercado, na chamada “Casinha dos Sonhos”, com animações infantis, atividades pedagógicas, ateliês criativos e vários espetáculos musicais.

A programação completa pode ser consultada no site do Município de Viseu.

 

Texto e imagens: Maria Inês Gonçalves e Rita Paiva

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