Já é conhecido o projeto vencedor de Link Me Up – 1000 ideias no Politécnico de Viseu

Terminou a 8 de junho a primeira edição do Projeto “Link Me Up – 1000 ideias”, promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu. A resposta ao desafio apresentado pela TOMI Portugal, sobre o papel dos cidadãos nas Smart Cities, os processos para o seu envolvimento e o questionar do nascimento de Smart Citizens, foi a primeira classificada no concurso de Co-criação de Inovação. A iniciativa contou com a apresentação de 8 projetos em torno de desafios e mudanças sociais nas áreas da cultura/artes, saúde e bem-estar/ciência agrícola, ciências/tecnologias, cidades e cidadãos, inclusão e emprego.

Por Mariana Loureiro

A equipa de estudantes vencedora, que teve a colaboração do docente-facilitador Rui Duarte, participará agora num concurso nacional de ideias que habilita a prémios monetários de 5000€, 3000€ e 1500€, e num evento internacional para enriquecimento do conhecimento em cocriação.

A metodologia Demola, utilizada neste processo, é um serviço premiado internacionalmente para empresas e organizações, contextualizando e demonstrando as forças motrizes e oportunidades do futuro. O ingrediente secreto está no aproveitamento de estudantes universitários nacionais e internacionais e da geração Z como futuros peritos e realizadores de mudanças.

Nesta primeira edição, o PV contou com oito organizações/empresas parceiras, que acolheram os estudantes e permitiram a reflexão em torno dos desafios apresentados: ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela; Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21; Câmara Municipal de Viseu; Digitmarket – Sistemas de Informação, S.A. (Bizdirect); ERVITAL – Plantas Aromáticas e Medicinais, Lda; Museu de Lamego; TOMI Portugal e Visabeira Turismo.

No Politécnico de Viseu, a coordenação do Projeto Link Me Up – 1000 ideias é feita pela docente Rosina Fernandes, coadjuvada pela docente Susana Amante.