Médicos portugueses na IV Jornada Aquarius

gastro

Foi no passado dia 2 de Maio que Valência recebeu a mais recente edição da Jornada de Formação em Gastroenterologia, que todos os anos é organizada pela marca Aquarius, pertencente à Coca-Cola Ibérica, que em parceria com a Universidade Complutense de Madrid (UCM), a Associação Espanhola de Gastroenterologia (AEG), a Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia SPG) e a Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) se juntaram com a finalidade de colaborar na formação continuada dos médicos internos que pretendam adquirir mais conhecimento nesta área.
Nesta IV jornada de saúde participaram mais de 150 médicos internos de Gastroenterologia, Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar dos hospitais universitários de Espanha e Portugal, que vieram contabilizar mais de 1.150 médicos internos, no total de todas as edições realizadas até agora.
Esta edição contou com Enrique Rey DíazRubio, professor Titular de Medicina, chefe do Serviço do Sistema Digestivo do Hospital Clínico Universitário de San Carlos em Madrid da Universidade Complutense de Madrid, como seu orientador.
Os temas abordados por diversos profissionais nas respetivas áreas, passaram pela dispepsia, com uma abordagem moderna, o papel dos ácidos biliares nos transtornos funcionais digestivos, vírus da hepatite C e insuficiência renal, o tratamento da pancreatite aguda, assim como temas de nutrição, envolvendo a importância das vitaminas e da hidratação.
A presente edição, provou ter sido um sucesso depois de ter recebido tantas participações de profissionais interessados em elevar os seus conhecimentos com esta formação.

Rita Miranda

Imagem: Aquarius