CEARTE com “Gestos de Futuro” no seu 30.º aniversário

IMG_8307-1 (2)
No dia em que celebrou 30 anos de existência, o Centro de Formação Profissional do Artesanato – CEARTE- expôs as atividades comemorativas que vão decorrer até abril de 2017, e cujo tema é “Inovar na Tradição- Gestos de Futuro”.
Com este projeto, o CEARTE tem como objetivo dar a conhecer o seu trabalho a nível nacional assim como promover ações de formação.
Luís Rocha, diretor do CEARTE, afirmou que a iniciativa procura “mostrar como o artesanato é hoje uma profissão de futuro e como o CEARTE potencia a criatividade, a inovação e o design em todos os processos formativos”, acrescentando ainda que “artesãos e criadores de todos as idades encontram nas atividades artesanais o seu rendimento e profissão”.
No evento estiveram vários formandos dos cursos de qualificação. Diogo Ribeiro, jovem que se formou naquele centro, referiu que a formação estava a ser uma experiência fantástica acreditando que a formação profissional é essencial para os jovens conseguirem descobrir o futuro deles.
Ao longo de todo o ano, integrado no Projeto Carta de Artesão – Valoriza +, irão ser realizadas 20 conferências por todo o país que procurarão informar e sensibilizar as pessoas para o Estatuto do Artesão.
A cerimónia oficial da comemoração dos 30 anos vai ser realizada em abril de 2017, com a exposição de trabalhos e peças do CEARTE que serão alusivos aos anos de existência.

Mónica Figueiredo

Imagem: Cearte

a