20 anos no comércio local

Lurdes Costa trabalha no ramo do comércio há mais de 20 anos. Casada e com uma filha, a comerciante vive para o trabalho, pois não possui qualquer folga na semana. O único momento livre para aproveitar com a sua família são as noites.

 

Com que idade e como entrou neste ramo? 

Entrei com os meus 17 anos, fui trabalhar para a feira, pois na altura precisava de um emprego. Aproveitei o facto de alguns feirantes andarem à procura de ajudantes e encontrei a minha oportunidade. Tive pessoas que me indicaram uns feirantes em específico, fui falar com eles e tive a sorte de me terem escolhido. Depois de 8 anos a trabalhar na feira, fui abordada por um casal que era dono de uma loja de roupa em Lamego e que me propôs um emprego na sua loja, pois tinham ouvido falar muito bem da minha prestação na feira. Desde então que lá trabalho, já há 22 anos.

 

Como gere a sua vida profissional e social, neste caso com a sua família?

É muito complicado, pois o tempo que tenho para estar com a minha família é muito pouco. Mas como tudo na vida, tem de se saber gerir, e com gosto e esforço tudo se consegue.  Aproveito o pouco tempo que tenho ao máximo, tempo esse que acaba sempre por ser de qualidade.

 

As horas a mais de trabalho prejudicam a sua relação com a família?

Não, porque tanto eu como a minha família fazemos de tudo para isso não acontecer. Como disse na resposta anterior, o pouco tempo é sempre aproveitado da melhor maneira. O que conta é a qualidade do tempo e não a sua quantidade. Posso dizer que tenho uma excelente relação com a minha família.

 

Texto e imagem: Ana Patrícia Costa

a