COVID-19: novas medidas entram hoje em vigor

A partir de hoje (1 de dezembro) Portugal regressa ao estado de calamidade. Face a este panorama, são várias as obrigatoriedades impostas pelo Governo, para travar a propagação do vírus. O regresso da obrigatoriedade do uso de máscara, o reforço da testagem e uma semana de contenção em janeiro são algumas das medidas anunciadas.

Por Tânia Chaves

A menos de um mês do Natal, são várias as restrições para quem entra e sai de Portugal. Em todas as fronteiras (terrestes e áreas) de Portugal, os cidadãos de países exteriores à União Europeia e dos países considerados de risco vermelho ou vermelho-escuro sem certificado digital europeu de teste ou recuperação, precisam de teste PCR negativo ou comprovativo de teste rápido antigénio para entrar em Portugal via terrestre.

 No que diz respeito ao território nacional, volta a ser necessário a utilização obrigatória de máscara em espaços fechados. Além disso, para o acesso a lares, visitas a hospitais, discotecas, bares e grandes eventos culturais ou desportivos, é obrigatório a apresentação de um teste negativo (PCR até 72h antes ou antigénio até 48h antes) além do certificado digital.

O certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados. Assim, o primeiro-ministro António Costa alerta para o reforço da testagem e uso de máscara como medidas fundamentais.

Perante a toda a situação, e como forma de prevenção, foi anunciada a semana de contenção, entre dia 2 e 9 de janeiro. Nesses dias, além das escolas encerradas, também as discotecas e bares fecham portas e o teletrabalho será obrigatório. É de relembrar que a situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil e que vigora neste momento em Portugal.

a