As conquistas do ‘treinador português’

Na passada terça-feira, dia 23 de novembro, Leonardo Jardim tornou-se no primeiro treinador português a vencer a Liga dos Campeões Asiática, depois da vitória do Al-Hilal, da Arábia Saudita, diante dos sul-coreanos do Pohang Steelers. No sábado (27 de novembro), Abel Ferreira sagrou-se bicampeão da Taça Libertadores. Mais duas conquistas do ‘treinador português’.

Por Kevin Santos

            A Europa foi conquistada por três vezes e meia. Sim, meia. Artur Jorge liderou o FC Porto à vitória de 1986/87, José Mourinho comandou os dragões à conquista de 2003/04 e o Inter de Milão em 2009/10 e… André Villas-Boas foi treinador do Chelsea até aos oitavos de final da Champions de 2011/12, que os blues acabariam por vencer. Meia. Em África, o ‘treinador português’ levou a taça por quatro vezes! Manuel José conquistou, com o Al-Ahly, a Liga dos Campeões da CAF (África) por quatro vezes – 2001, 2005, 2006 e 2008.

E na América do Sul… todos se recordam, não é? É que o ‘treinador português’ é campeão desde 2019. Abel Ferreira ensinou – não fosse ele o ‘professor’ – o caminho para a vitória na Taça Libertadores ao Palmeiras, em 2020. Mas… será que ensinou o que havia aprendido com Jorge Jesus? É que o atual treinador do Benfica venceu o mesmo ‘caneco’ um ano antes (2019)! A final deste ano jogou-se no sábado, com o Palmeiras de Abel a levar a melhor sobre o Flamengo. Abel Ferreira é bicampeão da Libertadores. Uau.

Então mas… Qual é o segredo do treinador português? Eu gostava de dizer que são os intermináveis anos de formação para obter os diplomas de cada nível, mas depois surgem os ‘Rubens Amorins’ da vida, que deitam por terra estas teorias… Um momento. Um momento para refletir. Rúben Amorim é treinador desde 2018/19 (Casa Pia). Não, não me enganei. Época 2018/19. Em 2019, rumou a Braga para treinar a equipa B dos gverreiros do Minho e, em poucos meses, chegou à equipa principal. Era dezembro, quando Amorim se estreou como treinador ‘a sério’. Pegou no Sporting de Braga e, apenas um mês depois, venceu a Taça da Liga, derrotando Sporting (meia-final) e Porto (final) na Final Four. No dia 5 de março de 2020, o Sporting pagou dez milhões de euros para ‘tirar’ o benfiquista aos arsenalistas. Frederico Varandas apostou todas as fichas em Amorim e nem ele poderia adivinhar o que estava para vir. Em 2020/21, Amorim preparou a primeira temporada como treinador ‘a sério’, bateu o Benfica de JJ e o Porto de Conceição e devolveu o campeonato aos leões, depois de 19 anos de seca. Esta época (2021/22), venceu a Supertaça e chegou aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões (até ao momento, claro), depois de eliminar o Borussia Dortmund! Foi alvo de duras críticas porque era treinador ‘sem diploma’ e olhem onde ele vai… de que vale o diploma afinal? Não sei. Mas não é o segredo, disso tenho a certeza.

Não só de Ligas dos Campeões vive o ‘treinador português’… Ano após ano, vemos cada vez mais treinadores portugueses a pegar em grandes equipas pelo mundo fora. Amorim é um fenómeno, tal como foi/é José Mourinho. Sérgio Conceição com um trabalho brilhante no Porto. Nuno Espírito Santo excecional no Wolverhampton (não correu tão bem no Tottenham), tal como o seu sucessor, Bruno Lage (que brilhou no Benfica também). Rui Vitória brilha na Liga Europa com o Spartak de Moscovo. Vítor Oliveira, o ‘rei das subidas’! Marco Silva, Luís Castro, Paulo Fonseca, Vítor Pereira, Pedro Martins… Tantos. E cada vez com mais qualidade.

O ‘treinador português’ é, realmente, especial.

a