“Este clube nunca esteve tão perto do sonho de estar na primeira divisão”

Júlio Mendes, jogador e capitão do ABC Nelas fala sobre a fase de subida à primeira divisão e sobre os desafios que se avizinham para a próxima época.

 

Após a primeira ida do ABC Nelas à fase de subida à primeira divisão, qual é o balanço que faz da vossa campanha na época 2017/18?

O balanço desta época é claramente positivo. Desportivamente foi a primeira época da história em que o ABC de Nelas conseguiu o acesso à fase de subida desde que esta se disputa nestes moldes. E mesmo nos antigos, salvo o erro, este clube nunca esteve tão perto do sonho de estar na primeira divisão. Perante isto, parece-me claro que o balanço desta época tem de ser positivo. Para se cumprir um sonho como este de colocar um clube na primeira divisão, que é tão ambicionado por tantos projetos desportivos, inclusive até com mais recursos que o nosso, todos os avanços são importantes. Este ano foi, no meu ponto de vista, um grande passo nesta difícil caminhada.

 

Qual foi a grande mudança do ano anterior em que representou o ABC para este ano, que acabou por culminar na ida à fase de subida?

Como disse anteriormente, para se chegar a uma fase de subida da segunda divisão nacional é necessário uma caminhada estruturada que não demora só um ano, nem dois, muitas vezes mais do que isso. Isso faz parte de um crescimento sustentado que o ABC de Nelas tem vindo a promover. Para nesta época termos conseguido este objetivo, as épocas anteriores em que fomos ficando perto, foram bastante importantes. Com diz a música, e acredito piamente nisso, “é preciso perder para depois se ganhar”. Para se decidir melhor em jogos decisivos, é preciso passar por esses jogos. O treino é sem dúvida muito importante, mas a competição tem no meu ponto de vista muito mais relevância. Desde que estou no ABC, independentemente dos objetivos assumidos, sempre se jogou todos os jogos para ganhar. Com isso, fomos ganhando experiência enquanto clube, e para isso teve tanta importância as vitórias nos últimos segundos como as derrotas com desfecho idêntico. Respondendo diretamente à pergunta, penso que este ano, para além de ter sido acrescentada qualidade, como tem vindo a acontecer de época para época, contou também o facto de os jogadores terem crescido com as últimas épocas.

 

Quais são os objetivos que o clube tem delineados para a próxima época desportiva?

O objetivo para a próxima época, é como todas as épocas, fazer melhor que a época que passou. Após ter estado tão perto de realizar um feito histórico na história do clube, é evidente a vontade de todo o plantel de na próxima época dar o passo que nos falta dar em direção à subida à primeira divisão do futsal nacional.

 

Texto e imagem: Rafael Santos

a