Comércio tradicional de Lamego a concurso

A Câmara Municipal de Lamego realiza, pela primeira vez, a campanha “No Natal, Comércio Tradicional”, de modo a envolver toda a comunidade no espirito natalício. A iniciativa começou no dia 8 de dezembro e decorre até 10 de janeiro.

Segundo fonte da Câmara Municipal, o principal objetivo desta iniciativa é “promover e incentivar os Lamecenses a fazerem aqui as suas compras durante a época de Natal e Ano Novo”, de modo a tornar a cidade mais atrativa e melhorar a atividade económica. É neste sentido que a autarquia propõe a todos os estabelecimentos comerciais da cidade a participarem no concurso “Montras de Natal”, com o apoio de associações como o Centro de Empresas da Região do Douro, a União do Comércio Tradicional da Zona Alta de Lamego e a Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro.

Em declarações à agência LUSA, a vereadora da cultura, Catarina Rocha, refere que “devido às grandes superfícies, o comércio tradicional acaba por ficar em desvantagem. Nós, Câmara Municipal, temos de assumir um papel no sentido de dinamizar o comércio, pôr as pessoas na rua para irem fazer compras às lojas”. A vereadora refere ainda que a maioria dos lojistas já aderiu às “Montras de Natal”, com 60 estabelecimentos a concurso.

 

A iniciativa conta ainda com animação de rua, com a participação de associações locais, concertos e um “Mercado de Natal” na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, com o objetivo de promover os produtos e as tradições regionais. Durante a campanha, segundo fonte da Câmara Municipal, Lamego conta ainda com workshops gastronómicos.

 

Texto: Rute Monteiro

Imagens: Município de Lamego

a