Académico vence e mantém liderança

O Académico de Viseu recebeu e venceu o Sporting Clube de Braga “B” por 2-1. Os golos viseenses foram anotados por Barry e Bruno Loureiro, o melhor jogador em campo. Equipa de Francisco Chaló segue isolada na liderança da “LedMan Liga Pro”.

A equipa Beirã entrou forte no encontro, com Yuri a desenvolver uma grande jogada individual pela ala esquerda, que não foi aproveitada por Sandro Lima. Aos sete minutos do encontro, novamente Sandro Lima não consegue dar sequência a um grande passe de Capela, no entanto a bola sobra para Barry que remata por cima do travessão da baliza defendida por Tiago Sá.

Na jogada seguinte surge o primeiro golo do Académico. Barry, assistido por Bruno Loureiro, aproveita uma escorregadela do defesa da equipa do Braga e desfere um pontapé certeiro. Os comandados de Francisco Chaló dominavam por completo o encontro e aos 10 minutos Fernando Ferreira remata de fora da área para defesa segura de Tiago Sá.

Contra a corrente do jogo, Singh, avançado bracarense, repõe a igualdade no marcador aos 13 minutos da partida. Num livre frontal à baliza de Peçanha, o camisa 55 do Sporting de Braga executa-o de forma perfeita e bate o guarda redes brasileiro, isento de qualquer culpa. O golo dos forasteiros abalou com a equipa do Académico e aos 31 minutos, o mesmo Singh, com um remate cruzado, obriga Peçanha a uma defesa de grande grau de dificuldade. Registo ainda para o cartão amarelo exibido ao capitão do Académico, Capela, que viria a tornar-se determinante no desenrolar do encontro.

A equipa da casa entrou forte no segundo tempo e aos 51 minutos Bruno Loureiro coloca novamente o Académico na frente do marcador. Uma grande jogada de Fernando Ferreira pelo corredor direito que assiste Luís Barry. Apercebendo-se da presença de Bruno Loureiro nas suas costas, o avançado de 35 anos efetua uma simulação perfeita permitindo a Bruno Loureiro aplicar um remate colocadíssimo ao ângulo superior direito da baliza bracarense.

 

Aos 55 minutos, após uma falta no meio campo ofensivo, Capela recebe ordem de expulsão por parte de Bruno Rebocho, árbitro do encontro. Reduzido a 10 unidades, a matriz do Académico alterou-se. Sandro Lima baixou no terreno para colmatar o vazio deixado com a saída de Capela. Nesse momento, registou-se um ligeiro ascendente da equipa da cidade dos arcebispos. Aos 57 minutos, Loum rodopia sobre Fernando Ferreira e remata ao ângulo superior direito da baliza de Peçanha, que voa e desvia a bola para canto.

Em inferioridade numérica, o Académico adotou uma postura mais defensiva. Nesse sentido, as ocasiões de perigo foram diminutas. A tentativa de chapéu desde o meio campo por parte de Sandro Lima, aos 76 minutos, e o remate de Zé Paulo, após uma bela jogada individual foram as exceções. Aos 90 minutos o Fontelo aplaudiu de pé Bruno Loureiro que foi substituído por João Mário. Com um golo e uma assistência, o camisa 23 foi o melhor jogador do encontro disputado sob uma forte e constante chuva.

Após 2 jornadas sem vencer, o Académico regressa aos triunfos e é líder com mais um ponto que o Famalicão e com dois pontos de vantagem sobre a equipa B do Futebol Clube do Porto, que segue em terceiro lugar. Na próxima jornada o Académico desloca-se a Barcelos para defrontar a equipa local, o Gil Vicente.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagens: Académico de Viseu Futebol Clube

a