CUF Viseu promoveu conferência sobre diabetes

A CUF de Viseu realizou no passado sábado, dia 17 de novembro, a conferência “Diabetes, o presente e o futuro” no hotel Montebelo.

Na primeira metade da manhã, teve lugar a conferência intitulada “Abordagens terapêuticas à diabetes”, moderado por Edite Nascimento, médica do Centro Hospitalar Tondela Viseu, e Luísa Ruas, médica no Hospital CUF Viseu. Foram abordados temas como a insulinoterapia funcional, apresentada por Joana Saraiva (endocrinologista) que explicou os vários tipos de insulinoterapia nos diabetes tipo 1.

Foram referidos, também, os benefícios, o tratamento, a melhor terapia e como calcular a relação de hidratos de carbono/ insulina. Já o problema da hipoglicemia foi abordado pela médica Inês Fontoura, enquanto o cirurgião José Castro falou sobre a cirurgia metabólica / bariátrica. A nutricionista Ana Isabel Ferreira, do Hospital CUF Viseu, focou as recomendações alimentares, os objetivos e a relação da atividade física com o dia-a-dia do diabético.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, o presidente do conselho médico da CUF Saúde, João Passos, o diretor clínico do hospital CUF Viseu e presidente das jornadas, Eduardo Mendes, oadministrador dos hospitais CUF Norte, Gonçalo Marcelino, o coordenador de medicina interna CUF Viseu, Luís Costa Matos, e o representante do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Daniel. Todos manifestaram o seu agrado pela promoção deste projeto, cujo foco é uma doença que continua “atual” e sobre a qual se justificam debates científicos que procuram a melhor qualidade dos cuidados aos que sofrem com ela.

Depois de um breve intervalo para coffee break, o público assistiu ao tema “pé diabético” que envolveu as seguintes abordagens: o papel da cirurgia geral, explicado por Aline Gomes (cirurgiã da unidade do pé diabético), o papel da cirurgia ortopédica, desenvolvido pelo ortopedista João Moreno, e, por fim, o papel da podologia, apresentado pelo podologista Jorge Fonseca.

Ainda antes da pausa para o almoço, Natasha Pedro, enfermeira diretora do hospital CUF Viseu, conduziu uma mesa redonda, durante a qual se desenvolveu o tema da diabetes do prisma de Carina Figueiredo, diabética, e Marlene Rodrigues, cujo marido é diabético. As participantes partilharam experiências pessoais, a forma como reagiram no momento em que se depararam com a doença e como isso alterou, ou não, o dia-a-dia de cada uma.

Carina Figueiredo, diabética há dois anos e meio, afirma que quando recebeu tal notícia “parecia não ser verdade” e que “foi um choque”. “Senti que necessitava do apoio de outras pessoas com diabetes”, referiu. Carina criou um grupo no instagram (“alguém sabe do meu pâncreas?”) justificando que, “graças ao grupo do instagram consegui obter informação que não tinha”. NO entanto referiu que conseguiu muita informação e apoio junto da equipa de enfermagem no seu local de trabalho (hospital CUF Viseu)

O marido de Marlene Rodrigues, enfermeira, sofre desta doença há quatro anos. A profissional de saúde explicou que “tudo começou com uma dor abdominal” e que quando foi diagnosticado diabetes ao marido, “enquanto enfermeira, como o conhecimento sobre a doença, esperava que fosse só diabetes!”. Afirmou também, que, pela positiva, “fez diferença ao Pedro ter amigos, colegas com esta experiência”.

“Diabetes e o coração, o rim, o fígado e o olho” e “os diabetes nas grávidas, nas crianças e a insulinoterapia no internamento” foram os temas moderados por Armando Carvalho, Luís Costa Matos, Paulo Bettencourt e Maria Graça Carvalho. Participaram Luís Santos, cardiologista, Sérgio Lemos, nefrologista, Paulo Batista, especialista de medicina interna, José Arede, oftalmologista, Catarina Oliveira, assistente de medicina interna, Gabriela Laranjo, consultora de diabetes, e Alexandra Vaz, medicina interna, que esclareceram as dúvidas dos espectadores.

João Guerra, finalizou a conferência com uma exposição sobre “o papel da tecnologia e do digital na vida dos diabéticos”.

No seguimento da comemoração do dia mundial dos diabetes que se celebrou no dia 14 de novembro, a CUF Viseu, com esta iniciativa científica conseguiu, pela positiva, captar a atenção das várias pessoas, incluindo a dos mais novos, partindo do que é a diabetes e finalizando nos cuidados a ter e nos diversos tratamentos possíveis.              

 

Texto: Inês Melo

a