Distrito de Lisboa tem os melhores municípios para viver em Portugal

O Anuário Financeiro dos Município Portugueses classificou o distrito de Lisboa como o melhor em Portugal para se viver, tendo um total de 12 municípios em 16, no raking global dos 100 melhor classificados.

Num total de 16 municípios no distrito de Lisboa, foram apontados na lista dos 100 melhor para viver 12 desses municípios, fazendo assim o distrito de Lisboa o melhor para se viver em Portugal. Entre estes 12 municípios encontram-se oito de grande dimensão e quatro de média dimensão.

Em último lugar da tabela portuguesa encontra-se o distrito de Viana do Castelo, em que em dez municípios apenas um se encontra nos 100 melhores, no entanto, é também o distrito com o menor número de municípios em Portugal.

O distrito de Santarém, apesar de deter o maior número de municípios com um total de 21, apenas classificou quatro deles no raking global, ficando abaixo dos 20% no total dos municípios. Tal como Santarém, os distritos de Beja, Bragança e Vila Real, não obtiveram uma percentagem acima dos 20% na relação de número de municípios e número de municípios nos 100 melhores classificados.

A Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira deram como classificados 4 municípios, cada um, no raking, tendo ficado à frente de distritos como Castelo Banco, Évora e Guarda.

Portugal apresenta assim uma percentagem de 32,5% em relação aos melhores municípios para se viver, existindo uma maior diferença entre os municípios da zona litoral do país e dos da zona interior.

 

Texto: Adriana Santos

a