Viseu Tech Coopete quer fixar 200 novos quadros até 2020

Iniciativa junta Município à Bizdirect, Critical Software e Softinsa/IBM na fixação e requalificação de novos quadros especializados nos domínios tecnológicos

O Executivo Municipal de Viseu aprovou, por unanimidade, na quinta-feira, 15 de novembro, a participação do Município e arranque da iniciativa Viseu Tech Coopete, que tem como objetivo a fixação e requalificação de novos quadros especializados nos domínios tecnológicos no concelho de Viseu.

O Município junta-se às Bizdirect, Critical Software e Softinsa/IBM, empresas que esperam crescer e recrutar 200 novos colaboradores até 2020.

“Da mesma forma que no âmbito do Viseu Investe apoiámos a instalação destas empresas em Viseu, contribuímos agora para o seu crescimento, atração de novos quadros e criação de novas oportunidades para os jovens de Viseu e da região”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

No memorando de entendimento a assinar entre as partes, o Município assume incentivos à fixação e requalificação dos quadros, com a atribuição de bolsas nos domínios da requalificação tecnológica, em programas de formação, e apoio à instalação.

Além disto, a autarquia criará a figura de um provedor de acolhimento, que assegurará a interlocução e apoio à instalação em Viseu dos novos quadros e respetivas famílias, no âmbito desta iniciativa. A identificação de imóveis para habitação ou de escolas para inscrição dos filhos são alguns dos domínios em que o provedor prestará apoio.

Complementarmente, e em parceria com as entidades signatárias do memorando, será desenvolvida uma agenda de fomento da atratividade da região e sensibilização de jovens para as novas oportunidades em Viseu nos domínios tecnológicos.

“A melhor cidade para viver tem que continuar a apostar na criação de novas oportunidades. Nos últimos dois anos e meio fixámos cerca de 250 engenheiros no concelho e não queremos ficar por aqui”, garante Almeida Henriques.

Mais de 2,2 milhões para obras no Centro Histórico

Também por unanimidade, o Executivo Municipal aprovou a adjudicação de duas empreitadas no Centro Histórico, que totalizam um investimento superior a 2,2 milhões de euros.

Na rua João Mendes, avança a empreitada de reconstrução do edifício da Casa das Bocas, para instalação de uma unidade de saúde familiar (USF).

A instalação deste serviço de saúde, que abrangerá um universo de 1.800 utentes, surge associada a um plano estratégico de revitalização do Centro Histórico de Viseu.

“Criamos, desta forma, mais uma âncora no nosso Centro Histórico, no sentido de o tornar cada vez mais atrativo e, sobretudo, mais dinâmico”, explica o Presidente da Câmara.

Esta obra está orçada em quase 1,9 milhões de euros, avançará agora para a obtenção de visto do tribunal de contas, e tem um prazo de execução de 20 meses.

Foi também aprovada na reunião do Executivo desta quinta-feira a adjudicação da empreitada de ampliação do Teatro Viriato.

Esta intervenção, no local das antigas instalações frigoríficas da Aprogel, permitirá a criação de um espaço de armazenagem e oficina e de uma sala polivalente de ensaios.

Com um valor global de cerca de 323 mil euros, esta empreitada tem um prazo de execução de 9 meses.

a