“É também sobre o amor que esses olhares me devolvem”

Foi neste sábado que Daniel Oliveira marcou encontro com o público viseense, na loja Fnac do Palácio do Gelo.

Com a sala cheia e a presença de um público de todas as faixas etárias, Daniel Oliveira começou por sorrir, dizendo que “este regresso a Viseu e a sala estar como está, é também sobre o amor que esses olhares me devolvem e também pelo amor que têm em estar aqui”.

O autor esteve em Viseu para apresentar “Sobre o Amor “, a sua mais recente obra e percebeu qual era o risco de abordar este sentimento. “O amor é diferente para qualquer pessoa na medida em que este livro só irá ser concluído pelo filtro do olhar de cada um que o ler”, salientou Daniel Oliveira.

Uma história onde duas pessoas cruzam os seus caminhos leva a que os leitores se questionem, segundo o apresentador,  sobre “o que acontece a esse amor? Essa memória vai-se perdendo? O amor permanece impacto?“.

O escritor e apresentador de televisão explicou que não desenvolveu qualquer teoria sobre o amor, no entanto trabalhou nas personagens para que conseguissem conversar sobre esta condição.

“Sei que vivemos numa sociedade que tende a troçar de quem expõe demasiado as emoções, de quem verbaliza essas emoções”, realça o autor, acrescentando ainda que é experiente nisso por força do Alta Definição.

Ainda sobre o programa de entrevistas que conduz na SIC, Daniel Oliveira afirmou que este o ajudou a concretizar o romance. “Tenho o privilégio e a oportunidade de ter acesso, semanalmente, a um conjunto de vivências, que são absolutamente enriquecedoras para mim enquanto homem e são também, em alguns casos, matéria prima para desvendar ideias que tinha dentro de mim”, explicou o autor. Segundo Daniel Oliveira, o acesso a essas histórias ajuda ainda a “abalar alguns preconceitos”, bem como a mudar de opinião sobre determinadas pessoas. “Essa vivência que tenho do alta definição ajuda-me depois a fazer um romance”, acrescentou.

“No programa vê-se algum tipo de sensibilidade que eu procuro também trazer para os livros”, concluiu Daniel Oliveira, dizendo que os seus romances estão de alguma forma ligados ao Alta Definição.

 

Texto e imagens: Ana Catarina Machado e Rita Paiva

a