“Verão na Cidade-Jardim” dá as boas-vindas a uma nova edição do Festival de Street Art de Viseu

A nova edição do Festival de Viseu está de regresso à cidade, no âmbito da programação do “Verão na Cidade-Jardim”. Até dia 4 de julho, sete artistas e coletivos concretizam um conjunto de pinturas e obras criativas na cidade, a céu aberto. Samuel Úria, Tilhon e Virgul são também os nomes confirmados no cartaz musical.

Por Mariana Loureiro

Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal, destaca o “Festival de Street Art como uma referência e marca consolidada em Viseu e no país, pelo extenso roteiro de arte urbana que os viseenses criaram nos últimos seis anos”. A autarca reforça que “a capacidade de reinterpretar as principais marcas identitárias de Viseu, enquanto Cidade-Jardim, Cidade de Viriato e Cidade Vinhateira, constitui um importante trunfo na valorização e promoção de Viseu enquanto destino turístico e criativo de excelência”.

Entre os diversos convidados que garantem a sua presença no festival, SOJO, artista espanhol com um mural na Avenida São Josemaria Escrivá, terá a sua estreia em Viseu. A dupla DRAW & CONTRA, autores da famosa criação do mural de azulejos, junto à PSP, regressa pelo quarto ano consecutivo, desta vez sob a assinatura do projeto RUÍDO. A designer e ilustradora Fátima Bravo, a dupla de artistas Miguel Caeiro (RAM) e Gonçalo Ribeiro (MAR), BIGOD e MATILHA, o viseense Daniel Almeida também fazem parte do leque de artistas que irão dar a conhecer o seu trabalho.

O Município de Viseu lançou o desafio aos artistas AKA CORLEONE, KRUELLA D’ENFER e THIRD na edição especial de 2021. Haverá lugar, assim, a uma data extra em que os artistas regressam ao Bairro da Balsa para realizarem uma reinterpretação das suas obras iniciais, realizadas nos anos de 2015, 2016 e 2018, respetivamente, nos blocos que foram recentemente alvo de obras para melhoria da eficiência energética.

À boleia do Festival de Street Art de Viseu, a Cidade-Jardim terá no Adro da Sé o palco principal para três grandes concertos, nos dias 1, 2 e 3 de julho. dia 1, está o artista Samuel Úria, natural de Tondela, que apresentará o seu mais recente álbum, publicado em 2020, o “Canções do Pós-Guerra”. Já na sexta-feira, dia 2, o palco é das vozes de Viseu. O músico viseense Tilhon, nome maior do hip-hop no panorama nacional, irá partilhar o palco com a jovem fadista de Viseu, Mara Pedro. No sábado, dia 3, o cartaz musical, no âmbito do Festival, encerra com Virgul, cantor, compositor e músico português, com uma carreira a solo com mais de uma década.

Todos os concertos terão início pelas 21H30 e requerem a reserva prévia de ingresso, gratuito, em www.veraonacidadejardim.pt.

a