Marta Betanzos Roig, embaixadora de Espanha, promove master class na Escola Superior de Educação de Viseu

A Master Class designada “Portugal e Espanha: Para uma história recente das relações ibéricas” decorreu no dia 27 de abril na Escola Superior de Educação de Viseu, e contou com a presença da atual embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig.

Por Julien Diogo

Cristina Azevedo Gomes, Marta Betanzos Roig e Teresa Antas de Barros

A iniciativa realizou-se, no âmbito da unidade curricular de Políticas de Informação e Comunicação na EU, lecionada aos alunos do 2.º ano da licenciatura em Comunicação Social, numa conversa orientada pela professora Teresa Antas de Barros.

Marta Betanzos Roig afirmou que “é fundamental entender que Espanha e Portugal têm relações históricas e estratégicas nos mais diversos domínios, desde política, economia passando pela cultura, e que se caracterizam por ser uma dualidade de forças no espaço da União Europeia”.

Foram abordados temas como as relações empresariais, as preocupações partilhadas face ao contexto energético, bem com a importância da figura do embaixador na dinâmica das relações entre os dois países.

A sessão acabou com uma reflexão conjunta que deixou claramente presente a ideia de que “um dos aspetos chave para uma relação ibérica concertada relativamente ao espaço europeu assenta na partilha e integração ao nível político mas também social, de todos nós, ganharemos muito juntos”, como referiu a atual embaixadora de Espanha.

A iniciativa contou com um auditório cheio, entre alunos e professores da Escola Superior de Educação de Viseu, que assim marcou mais uma das iniciativas envolvidas no projeto European Talk Hub que visa aproximar os alunos do conhecimento acerca das estratégias e políticas de informação da EU.