Musica, convívio e espírito. O festival Citadão volta a Viseu para a sua 17 ª edição

A 17.ª edição do Certame Internacional de Tunas Académicas do Dão, mais conhecido por “Citadão” regressa a Viseu, nos dias 5 e 6 de maio.

Por Daniel de Oliveira (texto) e Mariana Santos (áudio)

Organizado pela Tunadão 1998, o festival pretende reunir durante dois dias as diferentes tunas de vários pontos do país e este ano contará com a participação da Estudantina da Universidade de Lisboa, da Tuna da Universidade do Minho, da FAN-FARRA Académica e da Tuna Universitária do Porto. Além destes grupos, que estarão a concurso, participam ainda extraconcurso a Viriatuna e a E.A. Lamego.

O festival procura, desde 2004, unir as diferentes tunas através de uma boa convivência e tendo como ponto central a partilhar o espírito da tuna. Segundo a organização, o Citadão é um dos mais valorizados em todo o Portugal não só pelo nível apresentado, mas também pela grande organização e receção por parte da tuna local.

A serenata está marcada para amanhã, sexta-feira, 5 de maio, às 21h00, no Solar do Vinho do Dão e no sábado, 6 de maio, será a grande noite do festival na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Gonçalo Gouveia, membro do Tunadão 1998, revela que o festival é uma excelente oportunidade para celebrar os 25 anos da criação do grupo, comemorados neste dia 3 de Maio, bem como para unir e partilhar o espírito tunadeiro de cada universidade pela cidade: “Durante o festival estaremos presentes em vários pontos da cidade, como a Câmara Municipal, tocando com as tunas para um público que não está ligado à universidade, e no CAFAC teremos um convívio onde poderemos partilhar o espírito das tunas, estabelecendo uma boa relação entre as mesmas”, refere.

A entrada é gratuita e os prémios são distribuídos entre a premiação à Tuna+Tuna atribuídos pelo elenco de jurados Carlos Clara Gomes, Renato Santos, Joana Correia, Bruno Videira e João Patrão, à tuna com melhor apresentação e melhor espírito demonstrado, e um outro prémio denominado A Tuna do Publico, atribuído a partir da eleição do público.