Festival de Cinema de Viseu de volta em outubro

O festival Vistacurta está de volta a Viseu e irá decorrer entre os dias 12 e 16 de outubro. A programação será divulgada em breve e será em moldes parecidos com as edições anteriores, envolvendo autores nacionais e internacionais, masterclasses de cinema, competições de curta-metragens, concertos e sessões para escolas. O projeto conta com o apoio do Município de Viseu, através do programa VISEU CULTURA.

Por Luís Silva

Até 30 de junho é possível a inscrição e todos os realizadores que submeterem os seus filmes a competição estarão a concorrer a um prémio no montante de 3000€ para as duas melhores curtas-metragens. Para além da Competição Local, que engloba todos os trabalhos realizados, rodados ou produzidos em Viseu, também serão válidos a concurso os filmes que abordem a temática da interioridade. São admitidos documentários, ficções, filmes experimentais, animações e vídeos musicais, em suportes digitais, produzidos em 2020 ou 2021, com duração igual ou inferior a 30 minutos.

“O VISTACURTA é uma proposta de encontros à volta do cinema e da região”, refere o Cine Clube de Viseu, entidade organizadora do festival.

A vencedora da edição passada foi Ana Maria Gomes, com o filme Bustarenga, rodado numa aldeia em São Pedro do Sul. Desde a primeira edição em 2010, os Prémios Vistacurta já tiveram convidados como Billy Woodberry, José Luís Guerin, Margarida Cardoso, Edgar Pêra, Manuel Mozos ou João Canijo, cujas conversas e masterclasses estão disponíveis no canal de Youtube do Cine Clube.

As inscrições podem ser feitas através da plataforma FilmFreeway ou no próprio site do festival. Qualquer dúvida pode contactar o Cine Clube de Viseu por meio do email office@cineclubeviseu.pt ou pelo número de telefone 232 432 760.

a