“Vinhos de Inverno” de regresso a Viseu

Grupo OFF fará as honras de abertura, pelas 18h30 de hoje, no Solar do Vinho do Dão.  Literatura, cinema, teatro, gastronomia e música compõe o cartaz da edição mais internacional de sempre

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, abre hoje, 7 de dezembro, as suas portas a mais uma edição do evento enoturístico “Vinhos de Inverno” e ao seu parceiro de eleição, o Festival Literário “Tinto no Branco”. Ao longo de três dias, o charme do frio na cidade vinhateira do Dão serve de cenário a uma edição que combina os prazeres da literatura, dos vinhos e da gastronomia, sem esquecer um cartaz musical irreverente e um programa de oficinas, workshops e performances para toda a família.

Um brinde à cidade-região, introduzido por uma breve performance do Grupo de teatro OFF, marca o momento de abertura, que terá lugar pelas 18h30. Marcam presença neste ato público o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e o vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado.

A noite de estreia conta ainda com um concerto do grupo Gin Sónico, pelas 19h00, e dá o pontapé de saída para um fim-de-semana de conversas e performances literárias, com o espetáculo “Na tua ou na minha língua”. Pelas 22h30 é Luís Severo quem sobre ao palco da Tenda “Jardins de Inverno”, num concerto de entrada gratuita, seguindo-se a atuação do grupo de DJ’s “Cromos da Noite”.

Naquela que é a edição mais internacional de sempre do “Tinto no Branco”, reúnem-se em redor da mesa de conversas mais de 30 convidados, entre eles Mia Couto, Joanne Harris, Olivier Rolin e Francisco José Viegas, mas também figuras de outras áreas do cinema e da música, como António-Pedro Vasconcelos e Pedro Abrunhosa.

A par da componente literária e do cartaz musical – do qual faz ainda parte o concerto dos Dead Combo, no sábado, de entrada gratuita -, o Solar do Vinho do Dão acolhe neste fim-de-semana o salão de provas com os produtores de vinhos do Dão, workshops vínicos, oficinas e espetáculos infantis, uma mostra dos produtos agroalimentares e do artesanato locais, exposições e o restaurante “Palace”, em permanência.

Toda a informação e programação está disponível em www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt.

a