Portuguesa Vanessa Carvalho faz história na Maratona do Porto

Depois do segundo lugar obtido em prova, a atleta que representa atualmente o Sporting Clube de Braga conquistou a Maratona do Porto de 2022, tornando-se na primeira portuguesa a atingir o pódio desde 2017.

Reportagem de Daniela Rocha

Vanessa Carvalho completou o percurso de 42,195 metros em 2:35.24 horas, ultrapassando em cerca de cinco minutos o seu antigo recorde pessoa (2:40.30 horas), atingido em Valência no ano de 2019. A atleta Alice Jepkemboi Kimutai que tinha conquistado o primeiro lugar da prova, acusou positivo a testosterona num controlo antidoping, e por isso, o primeiro lugar é realocado à atleta portuguesa.

Após a chegada à meta, a jovem natural de Vila Nova de Famalicão, mostrou-se emocionada com o estatuto de melhor atleta portuguesa na prova. “É um misto de muitas emoções. Eu vim cá com esta ambição e precisava de dar esta prenda a mim própria e a todos aqueles que me acompanham. Era o mínimo que lhes podia dar e retribuir”

Segundo a jovem famalicense, que ficou a 5.26 minutos da queniana Alice Kimutai, os últimos quilómetros da corrida foram determinantes para o resultado. “Fala-se muito na barreira dos 30 quilómetros e é certo que aí já começamos a acusar algum cansaço. No entanto, comecei a motivar-me e fui recuperando quilómetro a quilómetro.”

Vanessa Carvalho enalteceu a organização da prova, que considera ser de “excelência a nível internacional”, e disse ter desfrutado da prova, apesar da “dificuldade acrescida” causada pelas condições atmosféricas, que exigiram mais “concentração e cuidado”.

“Esta organização é de excelência a nível internacional, em todos os pormenores. Desde o percurso, toda a envolvência, o público… A Runporto sempre acreditou em mim desde o início e eu tenho de lhes agradecer por isso. O resultado está à vista, com mais uma edição bem-sucedida”, afirma.

Guerreira do Minho destaca-se em várias provas do país

Após a conquista da Maratona do Porto, Vanessa Carvalho marcou presença em grandes provas do país: a São Silvestre de Lisboa onde obteve o 2.º lugar feminino, e a São Silvestre de Braga, prova que vence pelo segundo ano consecutivo.

Atleta venceu a prova de São Silvestre, em Braga

Em Braga, partilhou o pódio com a vimaranense Dulce Félix do Sport Lisboa e Benfica, que se classificou no 2.º lugar, e Joana Gomes da equipa Olímpico Vianense que fechou o pódio da corrida feminina. A atleta famalicense superou a concorrência com um tempo de 33 minutos e 49 segundos para completar os dez quilómetros da prova. Vitória destacada diante Dulce Félix que demorou quase mais dois minutos.

“Comecei a correr, porque não conseguia estar parada”

Vanessa Carvalho, antes de se inserir no atletismo, passou pela natação e por influência familiar ainda jogou futebol. “A determinada altura as minhas colegas de equipa foram para a faculdade e outras optaram por começar a trabalhar e então deixamos de ter equipa para treinar e para jogar. Foi então que comecei a correr, porque não conseguia estar parada”, conta.

Começou por treinar no parque da cidade de Vila Nova de Famalicão, o Parque da Devesa, e nessa altura cruzou-se com uma pessoa que viria a mudar a sua vida. “Houve um senhor que me apanhou durante um desses treinos que realizava no parque e ele foi-me incentivando e incutindo o gosto pela corrida. Ajudou-me a treinar melhor, a evoluir enquanto atleta e foi assim que fui parar ao meu primeiro clube, os Ciclones de Viana do Castelo”, relata Vanessa Carvalho.

Quando chegou ao atual clube, o Sporting Clube de Braga, optou pelo atletismo e deixar definitivamente o futebol. “Não foi uma decisão nada fácil, porque eu gostava muito de jogar futebol, embora eu não tivesse muito jeito taticamente, nem tecnicamente. Só que eu corria muito, o que era muito bom para a equipa. Acabei por optar pelo mundo do atletismo porque é um mundo viciante. Fiz muitas amizades, conheço muitas pessoas nas provas, locais novos, comecei a fazer uns pódios e foi assim que criei esta paixão pela modalidade”.

A famalicense admite que leva “uma vida muito corrida”, pois acorda por volta das 6h30 da manhã para fazer o primeiro treino do dia e às 8h00 vai para o seu local de trabalho onde fica até às 17h00. Às 18h30 realiza o segundo treino, confessando que “é tudo contado ao segundo”.

Vanessa Carvalho mostra-se muito satisfeita pelos resultados e vitórias que tem conseguido alcançar. “Todas as vitórias são muito especiais. Com todas elas aprendi muito e também são fruto de muito trabalho. Não consigo referenciar somente uma vitória”, admite a atleta, que não esconde o carinho que tem pelos famalicenses e o quanto é especial correr na sua cidade. “As pessoas têm um carinho gigante por mim e eu acho que também por eu treinar no parque da cidade, sendo que é lá que passo a maior parte das minhas horas de treino. Cruzam-se muitas vezes comigo e acompanham o meu trabalho diário.”

Vanessa Carvalho, que representa o Sporting Clube de Braga, já conta com um longo histórico de provas, sendo algumas delas emblemáticas no nosso país. Classificou-se em 5.º lugar no Campeonato Nacional de Estrada em 2022 que se realizou na sua cidade-natal, Vila Nova de Famalicão. Para além das provas anteriormente referidas, a “guerreira do minho”, conta com importantes vitórias como na São Silvestre de Famalicão em 2021, Meia Maratona de Braga (2019 e 2021), Meia Maratona de Esposende (2019), Meia Maratona de Famalicão (2018) e Meia Maratona Cidade de Ovar (2022).

Vanessa Carvalho é treinada pela ex-atleta Sameiro Araújo, uma das mais conhecidas e nobres treinadoras do país, que treinou atletas de renome como Dulce Félix, Manuela Machado, Conceição Ferreira, Ricardo Ribas e Jéssica Augusto.

“Por mais difícil que esteja a ser, o ser persistente e nunca desistir foram os conselhos que mais me marcaram e que eu luto diariamente para chegar onde quero. Nem sempre as coisas correm como queremos e trabalhamos, mas é muito importante saber lidar com a falha e aprender com isso para o futuro ser melhor”, remata a atleta.

a