Académico arrecada os três pontos com a vantagem mínima

O Académico de Viseu recebeu e derrotou este Domingo o Casa Pia, último classificado da LigaPro, confronto a contar para a 24ª jornada. Valeu à equipa da casa um penalti assinalado no início da segunda parte.

Por Ricardo Pereira

O primeiro tempo foi igualmente repartido entre os dois conjuntos. Sem golos para nenhum dos lados, foram poucas as oportunidades que surgiram. O lance a destacar será mesmo da formação visitante: um cruzamento de Joel que resultou num pontapé de bicicleta de Enoh. O camaronense viu o golo ser-lhe negado por Janota, que teve de se esforçar para fazer uma belíssima defesa.

O Casa Pia ainda voltou a ameaçar antes do cair do pano da primeira parte. Foi ao 37º minuto, quando um remate rasteiro de Alexandros, ainda desviado pelo guardião do Académico, bateu no poste e, por pouco, não entrou na baliza.

Chegada a segunda parte os Viriatos mostraram-se mais atacantes. Carter sofreu falta na grande área adversária logo ao segundo minuto, quando estava prestes a isolar-se. Vanderlaan teve uma saída infeliz que resultou na aplicação do castigo máximo.

Chamado a converter, o avançado não se deixou intimidar e inaugurou o marcador. O guarda-redes ainda conseguiu adivinhar o lado, mas não conseguiu evitar a entrada da bola. Estava feito o 1-0.

O Casa Pia tentou a resposta rápida, com um remate de Sávio do meio da rua dois minutos depois, mas este acabou por sair por cima. O Académico defendia agora mais fechado, apostando no contra-ataque. Até ao fim da partida esta abordagem ainda lhe valeu várias oportunidades que poderiam ter alargado a sua vantagem. Vanderlaan foi, sem dúvida, o guarda-redes que mais trabalho teve neste segundo tempo.

Quando o apito final soou o Casa Pia era quem contava com mais oportunidades, contrastando com a sua eficácia, por sua vez inferior à da formação caseira. De 7 remates feitos pela equipa de Lisboa na segunda parte, nenhum deles foi enquadrado com a baliza.

O Académico, por outro lado, pareceu uma equipa diferente na segunda parte, mostrando-se mais motivado. Se ao intervalo contava com a mesma quantidade de oportunidades que o seu adversário, chegado o fim dos 90 minutos havia triplicado o seu número de remates ao alvo.

Desta forma o Académico volta a subir na classificação, ocupando atualmente o 8º posto da tabela classificativa. O Casa Pia, no que lhe diz respeito, continua em último lugar, agora seis pontos atrás do Cova da Piedade. Na próxima jornada o Académico irá jogar fora, num jogo difícil frente ao Estoril, enquanto que o Casa Pia receberá o Leixões.

a