Académico sem sorte no empate sai do pódio na Liga Portugal 2 Sabseg

Foi uma manhã de muita luta e pouco acerto no Fontelo. O Académico recebeu os madeirenses do Nacional e cedeu um empate a uma bola no seu recinto, perante 1582 espetadores. Os viriatos estiveram por cima em toda a segunda parte e apenas Encarnação e os postes da baliza insolar impediram os viseenses de chegar à vitória.

Por Bianca Leão

Golos nascidos das cinzas

Vindo do empate na Feira, e sabendo que vai ter nos próximos tempos um calendário bastante apertado com equipas de topo, o Académico sabia que os três pontos eram fundamentais para se manter nos três primeiros lugares do campeonato. Desse modo, sem ainda o justificar, Quizera abriu o marcador para os viseenses aos 10’ após uma perda de bola de Rafael Vieira.

O Nacional nunca assustou Grill, mas a partir da meia hora de jogo os insulares circulavam melhor a bola. A formação madeirense tentava remates fora da área, sempre inconsequentes. Também sem o justificar e através de uma bola longa, aproveitando um erro de Arthur Chaves, os alvinegros empataram a partida aos 40’, por Zé Manuel. Até ao intervalo não houve mais nenhum lance de registo, com as equipas a recolherem aos balneários com a igualdade a um golo.

Simplesmente a bola não quis entrar

A segunda metade iniciou-se com mais objetividade por parte do Nacional, que conseguia chegar mais vezes ao último terço do Académico, mas sem criar ocasiões de golo. Notava-se que a formação da casa necessitava de sangue novo, quando aos 60’, Jorge Costa efetuou três substituições de uma assentada.

Estas mexidas fizeram efeito, com o Académico desde esse quarto de hora do segundo tempo sempre a dominar a partida. Durante todo o jogo foram 21 os remates efetuados por parte dos homens de Viseu, sete deles em direção da baliza de Encarnação, que era o melhor jogador dos madeirenses.

Entre bolas aos postes, defesas impossíveis e diga-se, bastante anti-jogo insolar, o Académico não conseguiu abrir nova vantagem e o jogo acabou com o resultado que se registava ao intervalo, o empate a uma bola.

Desta forma o Académico soma o vigésimo jogo sem derrotas, mas desceu ao quarto lugar da Liga Portugal Sabseg, com 28 pontos conquistados. Segue-se para os viriatos a aventura na final-four da Allianz Cup, em Leiria, onde vão defrontar o FC Porto – atual campeão nacional – na semi-final da competição.

A formação insolar do Nacional encontra-se agora no 14ª lugar da classificação, apenas a dois do lugar de play-off de despromoção. O próximo compromisso dos madeirenses é também nas Beiras, frente ao Tondela, naquela que irá ser a primeira jornada da segunda volta do campeonato.

a