Liga dos Campeões: FC Porto escorrega em Anfield, mas ainda sonha com o apuramento

O Futebol Clube do Porto perdeu por 2-0 frente ao Liverpool, em Anfield e espera agora pela última jornada da liga milionária para discutir o apuramento aos oitavos de final. A equipa de Sérgio Conceição continua em segundo lugar do Grupo B, mas precisa de vencer o Atlético de Madrid para carimbar a passagem à próxima fase.

Por Tânia Chaves

Com o português Diogo Jota no banco de suplentes para o encontro frente ao Porto, os “dragões” entraram a dominar o jogo. Mesmo com o Liverpool apurado para os oitavos de final, a primeira oportunidade de golo no jogo, surgiu aos oito minutos por parte do conjunto azul e branco, com iraniano Mehdi Taremi, a falhar o golo.

O Liverpool reagiu rápido às investidas dos portistas, com Joel Matip, aos 14 minutos a subir nas alturas, mas Diogo Costa segurou a bola. Aos 24’, contrariedade para a equipa azul e branca, que viu Pepe sair do encontro, quando cumpria o jogo 200 com a camisola do Porto. O central português esteve em dúvida até ao início da partida, e ainda antes da meia hora de jogo foi substituído por Fábio Cardoso.

Após as várias oportunidades criadas por parte dos “dragões”, mas sem a eficácia pretendida, Mané introduziu a bola na baliza de Diogo Costa, mas o golo acabou por ser anulado.

Na segunda metade do tempo, os azuis e brancos regressaram à partida novamente por cima, depois de uma primeira parte dominadora frente ao Liverpool. Como “quem não marca, sofre”, aos 52’ Thiago Alcántara, que não marcava na liga milionária há três anos, fez o primeiro golo para equipa inglesa, após um livre a favorecer o conjunto de Jurgen Klopp.

Sérgio Conceição fez entrar Vitinha, Francisco Conceição, Toni Martínez e Grujić, com o objetivo de reagir à desvantagem. Depois uma exibição de gala durante a primeira metade do tempo, os dragões aproximaram-se do fim do encontro a serem totalmente dominados pelo Liverpool.

Com a equipa portista a baixar os braços após o golo, aos 70 minutos, o “faraó” egípcio acabou mesmo por fazer o 2-0 para a equipa de Jurgen Klopp. Depois de uma jogada de génio, Mohamed Salah aumentou a vantagem dos “reds” frente aos dragões, fechando assim o marcador.

Após a derrota, o FC Porto permanece no segundo lugar com cinco pontos, mais um que os rivais diretos, Atlético de Madrid e AC Milan. Depois do Sporting ser a primeira equipa portuguesa a carimbar o acesso à próxima fase, o conjunto de Sérgio Conceição continua a sonhar com o apuramento. Para isso, precisa apenas de vencer frente ao atual campeão espanhol, o Atlético de Madrid, no próximo dia 7 de dezembro. Caso os portistas empatem com os “madrilenos”, precisam que os italianos do Milan não vençam o Liverpool.

a