Estoril pode aumentar liderança, Varzim e Oliveirense com risco de se afundarem mais

15ª jornada da segunda liga traz vários duelos interessantes pela luta nos topos da classificação

Por Henrique Almeida

A duas jornadas do início da segunda volta da Liga Portugal 2 SABSEG, a luta nos dois topos da tabela classificativa começa a ficar cada vez mais dura.

A jornada abre no sábado (9) de manhã, com a deslocação do líder Estoril ao terreno do Chaves (5º classificado), candidato à subida que soma apenas duas vitórias em casa para o campeonato.

Em caso de vitória, os canarinhos ficam à espera dos resultados dos outros ocupantes do pódio: a Académica, que fecha a jornada, no dia 11, com a receção ao Mafra, em Coimbra, e o Feirense, que visita Oliveira de Azeméis na tarde de domingo, em mais um dérbi aveirense.

Na perseguição aos lugares de subida continua o pelotão da frente, composto por 5 equipas, que curiosamente não se defrontarão nesta jornada. O Penafiel de Pedro Ribeiro recebe, na manhã de domingo, o último Varzim, e a julgar pelos resultados em casa para o campeonato (última derrota remonta a setembro), adivinha-se um jogo tranquilo para os da casa, que vêm de uma derrota fora com o líder.

Já o Arouca, uma das boas surpresas da época, visita , também no domingo, o Casa Pia, num dos jogos, à partida, mais equilibrados da jornada 15. Outras das boas surpresas do campeonato é o Vizela, que terá pela frente o Cova da Piedade. A jogar em casa e com mais seis pontos que os coveiros, o Vizela tenta aumentar para seis o número consecutivo de jogos sem perder.

No que respeita ao topo mais fundo da tabela, o fosso para Oliveirense e, principalmente para Varzim, vai-se adensando. Os dois clubes residentes na linha de água têm tarefas complicadas, contra o terceiro e quarto classificados.

Acima dos lugares de descida, mas com os mesmos pontos que a Oliveirense, está o Leixões, que terá um confronto titânico com o FC Porto, clube imediatamente a cima e que soma mais dois pontos. No regresso de José Mota, a equipa tenta dar um pontapé na crise e aproximar-se de Académico de Viseu, Covilhã e Vilafranquense, todos com 15 pontos. No sábado, os viseenses visitam Vila Franca de Xira, enquanto que os serranos recebem, no dia seguinte, o Benfica B.

a