Veríssimo Silva. Do sonho à realidade

São muitos os casos de meninos que ambicionam ser jogadores profissionais de futebol e que sonham com essa ideia desde muito cedo. A realidade é que nem sempre os sonhos acabam por se tornarem verdade e, muitas vezes, não passam apenas disso, um sonho.

Reportagem de Gustavo Lourenço

Veríssimo Silva, jovem de 21 anos, natural de Portimão, é a prova de que a vida de um jogador profissional não é um “mar de rosas”, destacando a importância de não apenas perseguir o sonho, mas também de cultivar um plano B sólido.

O ex-jogador do Sporting Clube de Braga e do Rio Ave conta que o desgaste emocional e físico o levaram a abdicar do seu sonho. “Foram cinco anos fora de casa, eu ia a casa de quatro em quatro meses e era difícil treinar e depois chegar ao fim de semana e não jogar. Eram sete dias da semana focados no futebol, o que fez com que me desleixasse na escola. Entretanto percebo que psicologicamente não estava bem e resolvo abdicar do meu sonho na altura em que me aparece uma oportunidade para assinar contrato profissional com o marítimo da madeira”, revela o atual coordenador dos guarda-redes do Grupo Desportivo Lagoa.

Atualmente a exercer funções na escola de guarda-redes do GD Lagoa, enquanto assume o cargo de selecionador de guarda-redes regional da seleção do algarve e estuda Ciências do Desporto no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, o jovem algarvio revela que o processo mais difícil de lidar foi “dizer que não” após cinco anos a lutar pelo seu sonho e longe da sua família.

No entanto, Veríssimo Silva nunca atirou a toalha ao chão e procurou um plano B após deixar de lutar pelo seu sonho. “A partir do momento em que eu digo que não, decido agarrar-me aos estudos”, afirma o ex-guarda-redes de 21 anos. Além disso, refere ainda que procurou a universidade mais próxima de casa para se poder recuperar psicologicamente, junto da sua família. “Procurei a universidade mais próxima de casa, onde encontrei o ISMAT e estou atualmente lá a tirar uma licenciatura em ciências do desporto”, atira Veríssimo Silva.

Treinos de Verão para “potenciar jovens atletas”

Costuma-se dizer que quando se fecha uma porta, abre-se uma janela. E foi precisamente isso que aconteceu com o jovem portimonense. Não se deixou ficar por aqui e a partir da sua paixão pelo futebol e pelas redes, decide tornar-se treinador de guarda-redes com o intuito de fazer com que os seus atletas não passem por aquilo que ele passou. “A paixão pela posição fez-me transformar num treinador de guarda-redes e isso ganhou força com a ideia de fazer com que os meus atletas não passem por aquilo que eu passei”, remata.

Com o seu percurso de treinador de guarda-redes recentemente iniciado, Veríssimo, após o seu primeiro ano como treinador, decide criar um projeto inovador na sua localidade. Foi então que surgiram os “Treinos de Verão”, numa parceria com o GD Lagoa que cedeu as suas instalações para que o projeto progredisse, numa tentativa de “potenciar os jovens atletas”. “O projeto dos Treinos de Verão surge em conjunto com o meu pai, também ele treinador de guarda-redes e com o mister Pedro Marreiros”, conta Veríssimo Silva.

Treino de observação da seleção do Algarve sub-14

Um projeto que foi um sucesso, no qual estiveram presentes 31 guarda-redes de várias idades e de diversos campeonatos. “Foi um projeto meu, com 21 anos lancei este projeto, onde estiveram presentes 31 guarda-redes vindos desde o Norte até aqui ao Sul com o intuito de nas férias de verão ao invés de ficarem parados em casa poderem treinar e divertir-se”, adianta o coordenador deste projeto.

Diogo Silva, guarda-redes dos sub-19 do Tondela, foi um dos atletas que ingressou neste projeto e considera que os “Treinos de Verão “foram muito complexos e intensos”. O jovem atleta dos auriverdes afirma ter trabalhado vários aspetos técnicos e táticos que foram importantes para estar na melhor forma para a nova época desportiva”.

Alexandre Tverdohlebov, jovem guardião das camadas jovens do Sporting Clube de Portugal, esteve também presente nos “Treinos de Verão”, que considera terem sido uma grande ajuda. “Consegui manter a minha forma física e isso permitiu-me estar mais preparado para a pré-época”, realça o atleta do Sporting.

Embora tenha deixado cair por terra o sonho de ser jogador profissional, Veríssimo Silva acredita que o seu próximo passo é focar-se na preparação mental dos jogadores. Inspirado pelo seu pai e pelo seu ex-treinador Vicente Gomes, o jovem treinador afirma que o seu trabalho e o seu objetivo com os jovens “é que eles percebam que antes de terem o sonho de ser guarda-redes profissional têm de levar o futebol como um hobby, praticando desporto e divertindo-se. Este é o meu grande papel como treinador. Certificar-me que eles estão bem não só a nível técnico, tático ou físico, mas também emocional”, destaca o treinador algarvio.

A missão de Veríssimo como treinador vai além do aspeto técnico e tático do jogo. O coordenador do projeto “Treinos de Verão” enfatiza a importância de cultivar não apenas habilidades desportivas, mas também um estado mental resiliente. “É tão importante um guarda-redes ser bom na baliza como ser bom na sua mente a ler o jogo. Esta parte psicológica tem de ser dada com importância tal como a técnica, a física ou a tática”, sustenta.

A história de Veríssimo Silva é um testemunho de como os sonhos podem evoluir e tomar outros rumos com o tempo. Ao sair de casa cedo para enfrentar diversos desafios, o atual treinador do GD Lagoa admite que isso lhe trouxe maturidade. O atleta descobriu um plano B, através da sua paixão pelo futebol ao assumir funções como treinador com o objetivo de fazer com que os jovens se sintam realizados na sua jornada desportiva. “Quero que percebam o porquê de fazerem as coisas, mas acima de tudo, que cheguem ao final do dia a casa e que se sintam realizados divertidos e felizes. “Sejam felizes” é uma expressão que eu uso muito”, destaca o ex-guarda-redes.

 O seu trajeto é uma reflexão sobre a importância de ter não apenas um, mas vários planos, abraçando todos os projetos que vão surgindo na vida para além dos relvados, ao que o jovem treinador deixa o apelo de que é “importante focarmo-nos em nós e naquilo que queremos! Investe em ti e naquilo que queres para o teu futuro”, remata.

O ex-guarda-redes e atual treinador de guarda-redes do GD Lagoa tem também outros planos fora desta vertente de treino. “Em relação ao que aí vem, posso adiantar que estão para vir alguns projetos interessantes… Eu costumo dizer que este mundo é pequeno demais para mim… tenho algumas vertentes que gostava de atacar como um mestrado no ensino de Educação Física”, adianta.

Fora das quatro linhas, Veríssimo também tem vindo a ganhar influência e nome em Portimão, após ter lançado no passado ano de 2023, uma palestra de autonomia própria denominada por “A realidade de um sonho”, um evento que “nasce no seu segundo ano de universidade”, onde fala acerca do seu trajeto fora de casa e mostra aquele lado de que ninguém fala. “Eu mostro um bocadinho aquele lado que ninguém fala, o lado de não ser convocado e não jogar, o lado das coisas não saírem bem, como lidar com os erros e com o fracasso, mas sobretudo mostrar aos pais que antes de eles serem profissionais tem que ser bons homens. Tem que ter boas notas e tem que se divertir com o desporto”, conta Veríssimo Silva.

Em 2024 a palestra prosseguirá com novas datas. Será principalmente para jovens dos 9 aos 12 anos e contará com alguns testemunhos de ex-futebolistas profissionais.

a