F1: Lewis Hamilton vence no Qatar e carimba a 102ª vitória na carreira

Após ter saído da “pole position” para a corrida de domingo, o britânico da Mercedes, Lewis Hamilton garantiu a 102ª vitória na carreira e a sétima na temporada. Max Verstappen terminou em segundo lugar e continua na liderança do Mundial de Pilotos com 351,5 pontos, mais oito que o rival. Fernando Alonso foi terceiro e garantiu o primeiro pódio em sete anos.

Por Tânia Chaves

Com Max Verstappen a largar da sétima posição, após cinco lugares de penalização, depois de não ter reduzido a velocidade perante as bandeiras amarelas, foi mesmo Lewis Hamilton quem acabou por brilhar no traçado de Losail, no Qatar, vencendo o Grande Prémio de F1. Valtteri Bottas, colega de equipa de Hamilton, também foi penalizado e saiu do sexto posto da grelha de partida.

Após um bom arranque por parte de Max Verstappen, o neerlandês da Red Bull colocou-se em quarto lugar logo na primeira volta, subindo assim três posições. Lewis Hamilton (Mercedes), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Fernando Alonso (Alpine) saíram da primeira linha da grelha de partida, mas Max Verstappen foi ganhando tempo e subiu ao segundo lugar na sexta volta, onde se manteve até ao fim.

Na volta 34, o finlandês da Mercedes, Valtteri Bottas, saiu do circuito, após furo no pneu esquerdo do carro, mas rapidamente voltou à corrida. Porém, quando faltavam apenas seis voltas para a bandeirada de xadrez, o colega de equipa de Hamilton abandonou o Grande Prémio do Qatar, assim como Nicholas Latifi (Williams), ambos com furos. George Russell (Williams) e Lando Norris (McLaren) também furaram, mas não abandonaram a pista.

Numa luta severa pelo quarto lugar, Esteban Ocon (Alpine) e Sergio Pérez (Red Bull) estiveram em disputa desde o início da corrida, mas foi mesmo o mexicano, “Checo” Pérez, quem levou a melhor, deixando Ocon para trás.

Após as 57 voltas, Max Verstappen segue líder, com apenas oito pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton, num campeonato “escaldante” com apenas duas corridas para o final. O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 realiza-se no dia 5 de dezembro na Arábia Saudita.

a