Futebol Distrital: Resende assegura fase de subida, liderança partilhada no Grupo Centro e Covid adia jogos a Sul

Jogou-se neste domingo (5) mais uma jornada da Divisão de Honra da Associação de futebol de Viseu. Na 12ª jornada da competição, o GD Resende foi a segunda equipa a garantir a qualificação para a fase de subida, a duas jornadas do fim da 1ª fase. Esta ronda ficou marcada também pelo adiamento de dois jogos do Grupo Sul, devido à Covid-19.

Por Leonardo Mesquita

Foi precisamente a Norte que o Resende carimbou a passagem à fase seguinte da prova, com um empate a uma bola no terreno do Moimenta da Beira. As outras duas equipas que ocupam lugares de qualificação, o ACDR Lamelas e o CD Cinfães, também empataram a um golo entre si. Nos restantes jogos desta série, o Lamego levou de vencido o Paivense por 4-1 e o confronto entre o Nespereira e o GD Parada, terminou com uma igualdade a dois.

Ao Centro, a liderança é partilhada pelo Lusitano FC e pela AD Sátão, ambas as equipas com 23 pontos. O Lusitano recebeu e venceu a Sampedrense por 3-0 e o Sátão deslocou-se a Penalva para derrotar o Roriz por 1-0.  Precisamente o Penalva do Castelo subiu ao terceiro lugar, derrotando o Campia em Vouzela também por 1-0, beneficiando do empate a uma bola entre o Carvalhais e o Oliveira de Frades.

A Sul do distrito, a Covid-19 voltou a interferir na competição e adiou os jogos que iriam opor o Vale de Açores ao SL Nelas e o Carregal do Sal ao Moimenta do Dão. Nos jogos que se disputaram, o Mortágua derrotou o Canas de Senhorim por 3-0 fora de casa, somando a 12ª vitória consecutiva. Num jogo de loucos, o GD Mangualde venceu o Molelos por 4-3 no Municipal mangualdense.

a