Derry Girls: mais grave que um conflito político só o drama do primeiro dia de aulas

Derry Girls é uma sitcom criada por Lisa McGee que se passa em plena era de conflitos políticos na Irlanda do Norte. A série acompanha a vida de 5 adolescentes, que frequentam um liceu católico.

Por Wilson Costa

Logo no início do primeiro episódio ficamos a saber que há uma ameaça de bomba numa ponte próxima, mas Erin, Michelle, Clare, Orla e James têm pela frente um problema maior… o primeiro dia de aulas. Esta bomba pode quase que ser vista como uma analogia com o dia que o grupo de amigos tem pela frente, uma bomba que decide, por sua vez, explodir no final do episódio.

Neste início de série, temos uma introdução ao ambiente caótico em que Erin vive, assim como aos outos personagens que a acompanham no dia a dia. James, o primo “inglês” de Michelle, é o único rapaz que frequenta a Our Lady Imaculate College, um liceu exclusivamente para raparigas, porque as autoridades temem pela segurança dele numa escola de rapazes unicamente irlandeses. Esta situação, apesar de cómica, representa bem os conflitos existentes na Irlanda da época. O tom anedótico da série é notável nos primeiros minutos do episódio, quando a tia de Erin (mãe de Orla) ao descobrir que uma possível explosão pode impedi-la de ir a uma sessão de bronzeamento artificial, resmunga: “Eu não sei quanto a vocês, mas não estou a gostar muito desta bomba”.

Por mais insensível que possa parecer, esta ameaça de bomba não impede as Derry Girls de viver o dia como qualquer outro, nomeadamente a criar conflitos. Aquilo que mais capta a atenção do público é exatamente esta insensibilidade ou despreocupação com o conflito existente na Irlanda (a iminente ameaça da explosão da bomba) versus a preocupação que, por exemplo, Michele tem ao perceber que perdeu um batom que tinha sido descontinuado.

Outro aspeto importantíssimo, e que não escapa ao ouvido de ninguém, é a trilha sonora utilizada na série. Músicas que se enquadram no ambiente vivido e acima de tudo representam aquilo que era ouvido na época.

A série pode ser vista na plataforma de streaming Netflix e já conta com 2 temporadas. A terceira e última temporada foi encomendada para 2020, no entanto, devido à pandemia, teve de ser atrasada e vai sair em data ainda a ser anunciada.

a