Mangualde acolhe seminário sobre o emprego de pessoas com deficiência

Dia 3 de dezembro, pelas 14 horas, o CLDS4G de Mangualde, em conjunto com a Associação Pais-em-rede – núcleo de Mangualde, o Município e a Associação Empresarial, irá promover o seminário “Trabalhar com a Diferença”. A iniciativa, que decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, surge como forma de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Por Luís Silva

Promovido pelo programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social–4G (CLDS4G), a iniciativa tem como objetivo “informar e sensibilizar para a problemática da baixa taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência no concelho, e incentivar à contratação destas”, pode ler-se em comunicado.

O seminário será dividido em dois painéis distintos, com diversos oradores. O primeiro, intitulado “Estratégias para a integração da pessoa com deficiência no mercado laboral”, terá como moderadora Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde. Neste painel, serão discutidos temas como os programas de apoio e incentivos financeiros à contratação, centros de recurso a inclusão e estratégias de recruta e integração a pessoas com deficiência.

Já o segundo painel, designado de “A experiência de estar empregado e de empregar, na 1.ª pessoa”, será moderado por Paulo Sousa, diretor geral da Associação Empresarial da Região de Viseu (A.I.R.V.) e da Associação Empresarial de Mangualde (A.E.M.). Nesta segunda parte, incluem-se testemunhos na primeira pessoa, quer da perspetiva de um jovem em contexto de trabalho, quer do empregador.

A participação é gratuita, no entanto, para participar, a inscrição é obrigatória. Estas devem ser feitas através do preenchimento do formulário no seguinte link: https://clds4gmangualde.pt/?page_id=5645. A sessão será ainda transmitida em live streaming através da página de Facebook da Dão Digital Rádio.

a